VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO

Autores

Palavras-chave:

Física aplicada ao trânsito, Ensino de Física, Retenção do conhecimento

Resumo

Apresentamos o procedimento de validação de um instrumento para verificação de aspectos da Alfabetização Científica para egressos do Ensino Médio.  O questionário dividiu-se em questões sobre conceitos da física aplicada em situações do trânsito e sobre características do perfil das aulas de Física assistidas pelos egressos durante o Ensino Médio. Contando inicialmente com 64 itens, os mesmos foram avaliados quanto ao seu conteúdo por professores da área e posteriormente, através de testes estatísticos, estimou-se os quantitativos de validação e confiabilidade. Ao final, 19 itens foram removidos e obteve-se um instrumento considerado válido e fidedigno com 25 itens sobre física no trânsito e 20 itens sobre o perfil do Ensino de Física, com fins de utilização para avaliação da alfabetização científica.

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Biografia do Autor

Patrick Alves Vizzotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - FURG (2017). Professor Substituto do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSUL Campus Pelotas. Graduado em Física - Licenciatura pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2014). Também participa do Grupo de Pesquisa Inovações para o Ensino de Física - INOVAFÍS. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em Física aplicada ao trânsito e Investigação da retenção dos conhecimentos de Física em egressos do Ensino Médio

Luiz Fernando Mackedanz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente trabalha como professor adjunto no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande, atuando junto aos programas de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) e Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Ocupa também a vice-direção do IMEF no período 2013-2016. Trabalhou como professor assistente da Universidade Federal de Pelotas, lotado na Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, atuando junto ao curso de Geofísica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Fenomenologia de Partículas Em Altas Energias e atua, desde 2010, na área de Educação em Ciências e Ensino de Física, atuando com os temas: formação de professores, inovações pedagógicas no ensino de ciências, temas controversos da física, contextualização e historicidade das ciências, interdisciplinaridade na atuação e formação de professores, formação continuada de professores de ciências naturais, relações de poder no currículo de ciências naturais.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Vizzotto, P. A., & Mackedanz, L. F. (2023). VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21333