Ensinando Ética

Autores

  • Professor Universidade Federal de Grande Dourados https://orcid.org/
  • Professora Universidade Federal de Grande Dourados

Palavras-chave:

problemas socioambientais, moral, valores, virtudes, educação

Resumo

Tomando como um contexto relevante os graves problemas socioambientais enfrentados atualmente pela humanidade (por exemplo, pandemias ou mudanças climáticas) e a necessidade de aprimorar a formação de sujeitos capazes de lidar com essas situações, este texto está dedicado ao ensino explícito de ética. Neste sentido, visando contribuir para uma transposição didática de conteúdos relativos à ética, temos como objetivo apresentar uma matriz de referência de referência, de conceitos e esquemas articulados, em Filosofia moral, sobretudo, mas não exclusivamente, para a educação em ciências. Para isso, ofereceremos como principais contribuições: (1) uma concepção geral de ética, e uma distinção moderada entre ética, como domínio do contingente, de um lado, e natureza, como domínio do necessário, de outro; (2) uma análise do conceito de valor em dois eixos: um focado sobre o valor da ação (com as categorias: deontologia, utilitarismo e ética das virtudes), e outro dedicado ao valor dos seres (com categorias de consideração moral ou ontologia moral: individualismo, antropocentrismo seletivo, antropocentrismo, senciocentrismo, biocentrismo, ecocentrismo e socio-ecocentrismo); e, por fim, (3) recomendações para o ensino de ética, com ênfase sobre o fomento ao cultivo de virtudes para a ampliação da consideração moral, uma tendência que é consistente com o projeto de uma educação para a formação de agentes virtuosos, algo que está demandado pelos graves problemas socioambientais do nosso tempo.

Biografia do Autor

  • Professor, Universidade Federal de Grande Dourados

    Resumo da Biografia do Autor: Nei de Freitas Nunes-Neto é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, da Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, desde janeiro/2018 (UFGD). De 2010 a 2017, foi professor do Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Atualmente, orienta 7 estudantes de doutorado e supervisiona um 1 de pós-doutorado e já orientou 12 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado. Publicou aproximadamente 40 artigos em periódicos especializados e juntamente com Dália Conrado, organizou o livro “Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas”, publicado pela EDUFBA em 2018. É um dos coordenadores de projetos (nas áreas de epistemologia, ética e educação) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), financiado pelo CNPq e pela FAPESB, que reúne 13 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras. Em 2015, foi pesquisador visitante no Centro para Vida, Mente e Sociedade, do Departamento de Lógica e Filosofia da Ciência, da Universidade do País Basco (Espanha). Obteve doutorado em Ecologia (UFBA, 2013), com período sanduíche na Universidade do País Basco, mestrado em Ensino, Filosofia e História das ciências (UFBA/UEFS, 2008), e bacharelado em Ciências Biológicas (UFBA, 2006).

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8185-2007

    Endereço postal: Unversidade Federal da Grande Dourados. Unidade II: Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364| CEP: 79.804-970

    Telefone: (71) 99670.0481

    Filiação Institucional: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/Mato Grosso do Sul), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE).

  • Professora, Universidade Federal de Grande Dourados

    Resumo da Biografia da Autora: Dália Melissa Conrado é Bacharel (2003) em Ciências Biológicas (UEM/PR); Licenciada (2015) em Biologia (FACIBA/BA); Mestre (2006) e Doutora (2013) em Ecologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA/BA); e Doutora (2017) em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS/BA). Fez estágio de pós-doutoramento (2015) no IAS-Research Group, Centre for Life, Mind and Society (UPV, San Sebastián, Espanha). Pesquisadora do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBIO) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), sediados na Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Tem experiência nas áreas de Educação Científica (Educação CTSA e Ensino Baseado em Questões Sociocientíficas), Educação Ambiental, Educação em Saúde, e Métodos e Técnicas de Ensino. Atualmente é Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), na Faculdade de Educação (FAED), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS).

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7955-2515

    Endereço postal: Universidade Federal da Grande Dourados. Unidade II: Rodovia. Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364| CEP: 79.804-970.

    Telefone: (67) 981682711

    Filiação Institucional: Faculdade de Educação (FAED), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE).

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 243

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)