Ensinando Ética

Autores

  • Professor Universidade Federal de Grande Dourados https://orcid.org/
  • Professora Universidade Federal de Grande Dourados

Palavras-chave:

problemas socioambientais, moral, valores, virtudes, educação

Resumo

Tomando como um contexto relevante os graves problemas socioambientais enfrentados atualmente pela humanidade (por exemplo, pandemias ou mudanças climáticas) e a necessidade de aprimorar a formação de sujeitos capazes de lidar com essas situações, este texto está dedicado ao ensino explícito de ética. Neste sentido, visando contribuir para uma transposição didática de conteúdos relativos à ética, temos como objetivo apresentar uma matriz de referência de referência, de conceitos e esquemas articulados, em Filosofia moral, sobretudo, mas não exclusivamente, para a educação em ciências. Para isso, ofereceremos como principais contribuições: (1) uma concepção geral de ética, e uma distinção moderada entre ética, como domínio do contingente, de um lado, e natureza, como domínio do necessário, de outro; (2) uma análise do conceito de valor em dois eixos: um focado sobre o valor da ação (com as categorias: deontologia, utilitarismo e ética das virtudes), e outro dedicado ao valor dos seres (com categorias de consideração moral ou ontologia moral: individualismo, antropocentrismo seletivo, antropocentrismo, senciocentrismo, biocentrismo, ecocentrismo e socio-ecocentrismo); e, por fim, (3) recomendações para o ensino de ética, com ênfase sobre o fomento ao cultivo de virtudes para a ampliação da consideração moral, uma tendência que é consistente com o projeto de uma educação para a formação de agentes virtuosos, algo que está demandado pelos graves problemas socioambientais do nosso tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Professor, Universidade Federal de Grande Dourados

Resumo da Biografia do Autor: Nei de Freitas Nunes-Neto é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, da Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, desde janeiro/2018 (UFGD). De 2010 a 2017, foi professor do Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Atualmente, orienta 7 estudantes de doutorado e supervisiona um 1 de pós-doutorado e já orientou 12 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado. Publicou aproximadamente 40 artigos em periódicos especializados e juntamente com Dália Conrado, organizou o livro “Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas”, publicado pela EDUFBA em 2018. É um dos coordenadores de projetos (nas áreas de epistemologia, ética e educação) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), financiado pelo CNPq e pela FAPESB, que reúne 13 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras. Em 2015, foi pesquisador visitante no Centro para Vida, Mente e Sociedade, do Departamento de Lógica e Filosofia da Ciência, da Universidade do País Basco (Espanha). Obteve doutorado em Ecologia (UFBA, 2013), com período sanduíche na Universidade do País Basco, mestrado em Ensino, Filosofia e História das ciências (UFBA/UEFS, 2008), e bacharelado em Ciências Biológicas (UFBA, 2006).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8185-2007

Endereço postal: Unversidade Federal da Grande Dourados. Unidade II: Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364| CEP: 79.804-970

Telefone: (71) 99670.0481

Filiação Institucional: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/Mato Grosso do Sul), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE).

Professora, Universidade Federal de Grande Dourados

Resumo da Biografia da Autora: Dália Melissa Conrado é Bacharel (2003) em Ciências Biológicas (UEM/PR); Licenciada (2015) em Biologia (FACIBA/BA); Mestre (2006) e Doutora (2013) em Ecologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA/BA); e Doutora (2017) em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS/BA). Fez estágio de pós-doutoramento (2015) no IAS-Research Group, Centre for Life, Mind and Society (UPV, San Sebastián, Espanha). Pesquisadora do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBIO) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), sediados na Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Tem experiência nas áreas de Educação Científica (Educação CTSA e Ensino Baseado em Questões Sociocientíficas), Educação Ambiental, Educação em Saúde, e Métodos e Técnicas de Ensino. Atualmente é Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), na Faculdade de Educação (FAED), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7955-2515

Endereço postal: Universidade Federal da Grande Dourados. Unidade II: Rodovia. Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364| CEP: 79.804-970.

Telefone: (67) 981682711

Filiação Institucional: Faculdade de Educação (FAED), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE).

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos