Argumentação na solução de problemas ambientais por estudantes de biologia do ensino superior

Autores

  • Dália Melissa Conrado Universidade Federal da Bahia.
  • Nei Freitas Nunes-Neto Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto.
  • Charbel Niño El-Hani Universidade Federal da Bahia. Professor Associado.

Palavras-chave:

questões sociocientíficas, argumentação, Modelo de Argumento de Toulmin, aspectos discursivos

Resumo

O ensino de argumentação na educação científica, em todos os níveis, pode facilitar o processo de aprendizagem de ciência e contribuir para desenvolver o pensamento crítico e melhorar a tomada de decisão pelo cidadão, entre outros benefícios. Partindo do pressuposto de que saber argumentar é fundamental nas atividades profissionais, discutimos o uso de questões sociocientíficas (QSC) para promover habilidades argumentativas em um curso de extensão para acadêmicos da área de Ciências Biológicas. Usando modelos de análise de argumentação, avaliamos o conteúdo e a estrutura dos argumentos desenvolvidos pelos estudantes. Os resultados indicaram que aQSC utilizada favoreceu a aprendizagem e prática das bases da argumentação. Contudo, houve limites quanto à qualidade dos argumentos. Isso indica a necessidade de maior investimento em estratégias de ensino que apliquem o conhecimento científico em problemas sociais, bem como da valorização do ensino explícito sobre bases de argumentação ética e política no currículo de Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dália Melissa Conrado, Universidade Federal da Bahia.

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento (PPGECOBIO/UFBA). Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBIO). Área: Educação científica, Estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente.

Nei Freitas Nunes-Neto, Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto.

Departamento de Biologia Geral, Instituto de Biologia. Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBIO). Área: Filosofia da Biologia, Ensino de Biologia e Ecologia.

Charbel Niño El-Hani, Universidade Federal da Bahia. Professor Associado.

Departamento de Biologia Geral, Instituto de Biologia. Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBIO). Área: Educação e Filosofia da Biologia.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Conrado, D. M., Nunes-Neto, N. F., & El-Hani, C. N. (2023). Argumentação na solução de problemas ambientais por estudantes de biologia do ensino superior. Educação Em Revista, 31(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21167

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)