O IDEÁRIO DEMOCRÁTICO E POPULAR E A LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO:
CONTROVÉRSIAS TEÓRICAS, ESTRATÉGICAS E TÁTICAS
Palavras-chave:
Democratização, Educação, Ideário Democrático e PopularResumo
O artigo problematiza alguns dos alcances e limites da Estratégia Democrática e Popular e das lutas gerais orientadas por esse ideário no campo da educação. Trata-se de um estudo bibliográfico que se vale de análise histórica, conceitual e documental. Buscou-se evidenciar como as propostas orientadas pela estratégia democrática e popular foram assimiladas pelos movimentos que lutaram pela democratização da educação, em defesa da escola pública, assim como quais foram as bandeiras levantadas, táticas utilizadas e as consequências para a organização política, indicando certa convergência entre as produções da pesquisa educacional, as reivindicações explícitas no PNE (1997), a organização do FNDEP, e as resoluções do PT e o ideário democrático e popular. O campo educacional, enquanto parte da totalidade, expressou de forma particular a consciência prática da classe trabalhadora. A pesquisa objetiva colaborar no direcionamento de críticas que contribuam para novas formulações estratégicas, orientando bandeiras e táticas de luta, com o intuito não apenas de conquistar pequenas melhorias, mas no sentido de everter a ordem social do Capital.
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