O IDEÁRIO DEMOCRÁTICO E POPULAR E A LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO:
CONTROVÉRSIAS TEÓRICAS, ESTRATÉGICAS E TÁTICAS
Palavras-chave:
Democratização, Educação, Ideário Democrático e PopularResumo
O artigo problematiza alguns dos alcances e limites da Estratégia Democrática e Popular e das lutas gerais orientadas por esse ideário no campo da educação. Trata-se de um estudo bibliográfico que se vale de análise histórica, conceitual e documental. Buscou-se evidenciar como as propostas orientadas pela estratégia democrática e popular foram assimiladas pelos movimentos que lutaram pela democratização da educação, em defesa da escola pública, assim como quais foram as bandeiras levantadas, táticas utilizadas e as consequências para a organização política, indicando certa convergência entre as produções da pesquisa educacional, as reivindicações explícitas no PNE (1997), a organização do FNDEP, e as resoluções do PT e o ideário democrático e popular. O campo educacional, enquanto parte da totalidade, expressou de forma particular a consciência prática da classe trabalhadora. A pesquisa objetiva colaborar no direcionamento de críticas que contribuam para novas formulações estratégicas, orientando bandeiras e táticas de luta, com o intuito não apenas de conquistar pequenas melhorias, mas no sentido de everter a ordem social do Capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.