Licenciaturas (interdisciplinares) em educação do campo: estudo sobre sua expansão no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Licenciaturas (Interdisciplinares) em Educação do Campo, formação inicial de professores do campo, Educação do Campo

Resumo

  O trabalho analisa a expansão das Licenciaturas (Interdisciplinares) em Educação do Campo no Brasil, fundamentando-se em um levantamento documental construído com informações disponíveis na Base de Dados do e-MEC, no ano de 2019. Toma como referência quatro dimensões da expansão, a saber: número de cursos por Região, Estado e instituição formativa; período de implantação das graduações; natureza das licenciaturas (se interdisciplinares ou não); e localização dos cursos no interior
das instituições ofertantes. Como resultado, salientamos, entre outros aspectos, que o número de 45 licenciaturas regulares nas instituições públicas de educação superior brasileiras atesta o avanço da Educação do Campo no âmbito da Educação Superior no país a partir da criação dessa nova modalidade de graduação. Para a área de formação de professores, também consideramos como uma grande conquista, posto que, na história da formação docente no Brasil, é a primeira licenciatura regular a ser implantada com foco na Educação do Campo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal do Semi Árido

      Fast traslate   Icon translate  

 

 

Ana Maria Iório Dias, Universidade Federal do Ceará

      Fast traslate   Icon translate  

 

 

Jacques Therrien, Universidade Federal do Ceará

      Fast traslate   Icon translate  

 

      Fast traslate   Icon translate  

 

 

Publicado

2021-03-23

Edição

Seção

Artigos