Licenciaturas (interdisciplinares) em educação do campo: estudo sobre sua expansão no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Licenciaturas (Interdisciplinares) em Educação do Campo, formação inicial de professores do campo, Educação do Campo

Resumo

  O trabalho analisa a expansão das Licenciaturas (Interdisciplinares) em Educação do Campo no Brasil, fundamentando-se em um levantamento documental construído com informações disponíveis na Base de Dados do e-MEC, no ano de 2019. Toma como referência quatro dimensões da expansão, a saber: número de cursos por Região, Estado e instituição formativa; período de implantação das graduações; natureza das licenciaturas (se interdisciplinares ou não); e localização dos cursos no interior
das instituições ofertantes. Como resultado, salientamos, entre outros aspectos, que o número de 45 licenciaturas regulares nas instituições públicas de educação superior brasileiras atesta o avanço da Educação do Campo no âmbito da Educação Superior no país a partir da criação dessa nova modalidade de graduação. Para a área de formação de professores, também consideramos como uma grande conquista, posto que, na história da formação docente no Brasil, é a primeira licenciatura regular a ser implantada com foco na Educação do Campo.

 

 

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Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal do Semi Árido

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Ana Maria Iório Dias, Universidade Federal do Ceará

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Jacques Therrien, Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2021-03-23

Como Citar

Augusto de Medeiros, E., Maria Iório Dias, A., & Therrien, J. (2021). Licenciaturas (interdisciplinares) em educação do campo: estudo sobre sua expansão no Brasil. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/32639

Edição

Seção

Artigos