COM A PALAVRA, AS CRIANÇAS! AS TROCAS DISCURSIVAS DURANTE A PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS
Palavras-chave:
Educação Infantil Linguagem escrita Texto coletivoResumo
A literatura indica que crianças pequenas podem estabelecer uma interação significativa com textos escritos e demonstrar interesse em produzi-los (Rego, 1988; Mayrink-Sabinson, 1998; Souza, 2003). Entretanto, são escassos os estudos que investigam as formas de participação das crianças nas situações em que textos são escritos de forma colaborativa, tendo a professora como escriba. Nesse contexto, a presente pesquisa analisou as trocas discursivas entre crianças com 5 e 6 anos e sua professora durante atividades de produção coletiva de textos em duas turmas do último ano da Educação Infantil de instituições públicas. Partindo de uma abordagem sociodiscursiva da linguagem escrita (Bronckart, 1999; Schneuwlly, 2004) três produções coletivas, conduzidas por cada professoras foram videogravadas, transcritas e analisadas qualitativamente. Os dados evidenciaram a participação ativa das crianças na produção de diferentes gêneros discursivos, compartilhando nesse processo, conhecimentos e reflexões sobre diferentes dimensões envolvidas numa produção textual (i.e. características do gênero, aspectos sociointerativos, geração do conteúdo textual, os sinais gráficos utilizados para escrever e a revisão da escrita). A mediação docente, numa perspectiva dialógica e com intervenções que chamavam a atenção para tais dimensões, mostrou-se um elemento chave para potencializar o engajamento das crianças na atividade e para a promoção de uma experiência de coautoria na escrita dos textos. Concluímos que as trocas discursivas, mediadas pelas professoras durante a produção coletiva de textos podem proporcionar situações de aprendizagens significativas, compartilhadas entre as crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.