A WEB NA RESOLUÇÃO DE DESAFIOS DE PROGRAMAÇÃO

O QUE DIZEM OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SUA EXPERIÊNCIA

Autores

  • DANIELA DUARTE DA SILVA BAGATIN
  • MARIA CRISTINA VILLANOVA BIASUZ

Palavras-chave:

experiência Web, estrutura de dados, programação

Resumo

Esta pesquisa na área da educação e das novas tecnologias desdobra-se em dois caminhos
investigativos: a ação do estudante e a operação do meio. A partir da experiência revelada no cenário da
prática de programação da disciplina de Estrutura de Dados apoiada pela Web, que disponibiliza as
soluções de programação, gera-se uma discussão sobre a questão da cópia, devido ao ambiente
compelidor da Web que incrementa os processos da busca online. O texto apresenta trabalhos que
discutem o plágio do código-fonte e o efeito descalibrado do próprio conhecimento promovido pelo
acesso a Web. Faz-se uma discussão sobre o significado e o processo da experiência amparada em autores
como Dewey (1976, 1978, 1980), Larrosa (2002, 2018), Cupani (2013) e McLuhan (1964). A análise de
dados realizada através de um questionário aplicado com estudantes universitários (n=149 respostas)
evidencia a experiência Web na resolução de problemas de programação. Como resultado os estudantes
declaram a importância, satisfação e relevância da Web para seu estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-14

Como Citar

DANIELA DUARTE DA SILVA BAGATIN, & MARIA CRISTINA VILLANOVA BIASUZ. (2020). A WEB NA RESOLUÇÃO DE DESAFIOS DE PROGRAMAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SUA EXPERIÊNCIA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35610

Edição

Seção

Artigos