A WEB NA RESOLUÇÃO DE DESAFIOS DE PROGRAMAÇÃO
O QUE DIZEM OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SUA EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
experiência Web, estrutura de dados, programaçãoResumo
Esta pesquisa na área da educação e das novas tecnologias desdobra-se em dois caminhos
investigativos: a ação do estudante e a operação do meio. A partir da experiência revelada no cenário da
prática de programação da disciplina de Estrutura de Dados apoiada pela Web, que disponibiliza as
soluções de programação, gera-se uma discussão sobre a questão da cópia, devido ao ambiente
compelidor da Web que incrementa os processos da busca online. O texto apresenta trabalhos que
discutem o plágio do código-fonte e o efeito descalibrado do próprio conhecimento promovido pelo
acesso a Web. Faz-se uma discussão sobre o significado e o processo da experiência amparada em autores
como Dewey (1976, 1978, 1980), Larrosa (2002, 2018), Cupani (2013) e McLuhan (1964). A análise de
dados realizada através de um questionário aplicado com estudantes universitários (n=149 respostas)
evidencia a experiência Web na resolução de problemas de programação. Como resultado os estudantes
declaram a importância, satisfação e relevância da Web para seu estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.