ENTRE LIBERAIS E TECNICISTAS
A DIDÁTICA NAS REFORMAS DO ENSINO
Palavras-chave:
didática, educação brasileira, reforma do ensino, liberalismo educacional, tecnicismoResumo
A transformação da Didática vem sendo perseguida pela escola brasileira desde a Reforma
de 1928 no Distrito Federal. Quase noventa anos depois de muitas outras tentativas de reforma, as
autoridades políticas promoveram, no Brasil, um novo projeto de remodelação do ensino (Lei nº
13.415/2017). A reforma atual afeta a educação nacional em todos os níveis, e, embora muitos
reconheçam que seu fundamento já esteja contido em determinações oficiais anteriores, seus defensores
a divulgam como uma autêntica renovação. Este artigo pretende evidenciar que a atual reforma
brasileira repete impasses de reformas passadas, todas ineficazes para alterar, de forma substancial, a
natureza geral da Didática tradicionalmente admitida. Nessa interpretação histórica, especial enfoque
será dado à relação entre a atual reforma e a reforma escolar da ditadura (Lei nº 5.692/1971). Apontase, finalmente, a persistência temporal de certa convivência nociva entre a pedagogia liberal e o
tecnicismo pedagógico no Brasil.
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