CULTURAS DA INFÂNCIA
OS MODOS COMO AS CRIANÇAS ASSISTEM E INTERAGEM COM AS SÉRIES DE ANIMAÇÃO
Palavras-chave:
Culturas da infância, multiconectividade, produtos midiáticos, séries de animação, televisãoResumo
Na sociedade atual, inúmeros produtos e conteúdos midiáticos, apropriados e reelaborados
criativamente pelas crianças em processos de interação com os pares e com os adultos, integram as
chamadas culturas da infância. Dentre esses produtos culturais, as séries de animação veiculadas pela TV
(aberta ou fechada) participam, com destaque, das experiências cotidianas das crianças. O objetivo deste
artigo é apresentar a primeira parte dos resultados de uma investigação que buscou compreender os
modos como as crianças assistem, interagem e significam as séries de animação. A pesquisa foi realizada
no âmbito da investigação qualitativa e participativa, por meio de uma análise microssocial, de cunho
interpretativo, integrada à área da Sociologia da Infância a qual se conjugou de forma interdisciplinar com
os Estudos Culturais Latino-americanos da área da Comunicação. Realizada com um grupo de estudantes
de nove e dez anos, a pesquisa examinou o ponto de vista das crianças a partir da utilização de estratégias
metodológicas diversificadas que envolveram observação participante, entrevistas em pequenos grupos e
oficinas de trabalho. Os resultados obtidos revelam, dentre outros aspectos, que as crianças não assimilam
simplesmente ao que assistem como meras espectadoras passivas. Em multiconectividade com outras
mídias, elas participam de um processo ativo, interativo e dialogal, sempre relacionado ao contexto
sociocultural em que estão inseridas. Eles permitem apontar também a grande responsabilidade (nem
sempre percebida ou reconhecida) envolvida na produção de conteúdos e produtos midiáticos para as
crianças, de um modo geral, e, em particular, das séries de animação voltadas ao público infanto-juvenil.
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