RELAÇÃO ENTRE A SATISFAÇÃO DA COMPETÊNCIA, AUTONOMIA E VÍNCULOS SOCIAIS E O DESINTERESSE PELAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ellen Aniszewski Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • José Henrique Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Motivação, Necessidades Psicológicas Básicas, Ensino, Aprendizagem, Educação Física Escolar

Resumo

O artigo apresenta causas do desinteresse dos alunos de sexto e nono anos do ensino fundamental pelas aulas de educação física a partir do índice de satisfação de suas Necessidades Psicológicas Básicas (NPB), bem como da interpretação dos motivos atribuídos pelos alunos para o afastamento das aulas na disciplina. Recorreu-se ao método misto sequencial, em que a amostra da fase inicial de característica quantitativa (extensiva) foi composta de 153 alunos, seguida pela fase intensiva, de natureza qualitativa, que contou com 12 alunos. Os resultados demonstram que as meninas sentem menos atendidas as suas NPB quando comparadas com os meninos, no sexto ano com ênfase na dimensão competência ampliando para as dimensões autonomia e vínculos sociais no nono. Em sintonia com os objetivos da pesquisa, esse estudo indica que a falta de habilidade (competência), falta de diversificação dos conteúdos para além dos esportes coletivos mais conhecidos (competência/autonomia) e a falta de oportunidades de participação na tomada de decisão (autonomia) se apresentam como motivos que levam os alunos ao desinteresse pela disciplina, incidindo na abstenção da participação nas aulas de educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Aniszewski, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo do Programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em Educação (PPGEDUC / UFRRJ) Graduada em Educação Física (licenciatura plena) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora Auxiliar I na Universidade Estácio de Sá (UNESA). Pesquisadora vinculada ao Grupo Pesquisa em Pedagogia da Educação Física e do Esporte (GPPEFE), no Departamento de Educação Física, UFRRJ. É professora efetiva do Município do Rio de Janeiro (SME / RJ)  e do Governo do Estado (SEEDUC / RJ). Pesquisa motivação em ambientes de aprendizagem.

José Henrique, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996) e doutorado em Ciências da Educação - Motricidade Humana pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa (2004). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física Escolar, com ênfase na Formação profissional, estágio curricular supervisionado, análise do processo ensino-aprendizagem, Motivação na educação Física Escolar, atualmente atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional e continuada em Educação Física, Estágio Currilular Supervisionado e Motivação na educação física escolar. É líder do Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ (PPGEDUC), Coordenador das atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Educação Física da UFRRJ e Coordenador do PIBID Educação Física UFRRJ/CAPES.

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Aniszewski, E., & Henrique, J. (2023). RELAÇÃO ENTRE A SATISFAÇÃO DA COMPETÊNCIA, AUTONOMIA E VÍNCULOS SOCIAIS E O DESINTERESSE PELAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36854

Edição

Seção

Artigos