RELAÇÃO ENTRE A SATISFAÇÃO DA COMPETÊNCIA, AUTONOMIA E VÍNCULOS SOCIAIS E O DESINTERESSE PELAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Motivação, Necessidades Psicológicas Básicas, Ensino, Aprendizagem, Educação Física EscolarResumo
O artigo apresenta causas do desinteresse dos alunos de sexto e nono anos do ensino fundamental pelas aulas de educação física a partir do índice de satisfação de suas Necessidades Psicológicas Básicas (NPB), bem como da interpretação dos motivos atribuídos pelos alunos para o afastamento das aulas na disciplina. Recorreu-se ao método misto sequencial, em que a amostra da fase inicial de característica quantitativa (extensiva) foi composta de 153 alunos, seguida pela fase intensiva, de natureza qualitativa, que contou com 12 alunos. Os resultados demonstram que as meninas sentem menos atendidas as suas NPB quando comparadas com os meninos, no sexto ano com ênfase na dimensão competência ampliando para as dimensões autonomia e vínculos sociais no nono. Em sintonia com os objetivos da pesquisa, esse estudo indica que a falta de habilidade (competência), falta de diversificação dos conteúdos para além dos esportes coletivos mais conhecidos (competência/autonomia) e a falta de oportunidades de participação na tomada de decisão (autonomia) se apresentam como motivos que levam os alunos ao desinteresse pela disciplina, incidindo na abstenção da participação nas aulas de educação física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.