HABITUS E DECOLONIALIDADE: POLÍTICAS DE COTAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA DESCONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO COLONIAL

Autores

  • RENATA ANDRADE DE LIMA E SOUZA Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • JAQUELINE MOLL 2 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

política de cotas, universidade, ensino superior, habitus

Resumo

Este texto constitui parte da pesquisa que analisa o perfil dos estudantes egressos de
escolas públicas que ingressaram na Universidade Federal Rural de Pernambuco por intermédio da
política de cotas. O objetivo é apresentar, a partir de relatos coletados através de entrevistas, esses
estudantes recém-ingressantes nos dois cursos mais concorridos em 2018, seus desafios para o
letramento acadêmico, que é influenciado pelo habitus, na sua trajetória escolar e as perspectivas desses
jovens para a diplomação. Para tanto, seguimos uma abordagem qualitativa e realizamos uma discussão
teórica sobre os conceitos de habitus, pensando na sua constituição a partir de um imaginário colonial
que a política de cotas contribui para desestruturar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

ANDRADE DE LIMA E SOUZA, R. ., & MOLL, J. (2020). HABITUS E DECOLONIALIDADE: POLÍTICAS DE COTAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA DESCONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO COLONIAL. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37500

Edição

Seção

Artigos