COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS TUTORES ONLINE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • JOÃO MATTAR Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP).
  • LUCILENE MARQUES MARTINS RODRIGUES Centro Universitário Internacional Uninter. FAE Centro Universitário.
  • WANDERLUCY CZESZAK Faculdade Finaci. São Paulo, SP, Brasil.
  • JULIANA GRACIANI Centro Universitário FMU. Faculdades Metropolitanas Unidas. São Paulo, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Educação a Distância, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Tutoria, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Competências, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Educação a Distância, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Revisão de Literatura, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Competências, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Brasil, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Revisão de Literatura, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil

Resumo

Este artigo estuda as competências e funções dos tutores online em educação a distância
(EaD). Envolve uma revisão sistemática de literatura em língua portuguesa e a elaboração de um modelo
teórico para orientar a formação de tutores. Os textos selecionados na revisão são analisados
qualitativamente por um processo de codificação e categorização com o suporte do software MAXQDA.
Códigos baseados na literatura são inicialmente propostos, mas outros são incluídos durante a análise. O
modelo apresentado como resultado da pesquisa levou em consideração a frequência da ocorrência das
categorias nos textos. Dentre as competências dos tutores online, destacam-se: gerenciais, saberes
disciplinares, saberes pedagógicos, habilidade de comunicação, competências socioafetivas e habilidades
tecnológicas. As funções básicas do tutor online em EaD, identificadas na pesquisa, são: gerenciais,
pedagógicas e sociais. O modelo proposto procura relacionar as competências com essas funções. Deve
servir, nesse sentido, para orientar a formação de tutores, contrapondo-se à tendência de precarização do
trabalho docente online.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS TUTORES ONLINE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (2020). Educação Em Revista , 36(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37827

Artigos Semelhantes

1-10 de 1355

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.