COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS TUTORES ONLINE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
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Este artigo estuda as competências e funções dos tutores online em educação a distância
(EaD). Envolve uma revisão sistemática de literatura em língua portuguesa e a elaboração de um modelo
teórico para orientar a formação de tutores. Os textos selecionados na revisão são analisados
qualitativamente por um processo de codificação e categorização com o suporte do software MAXQDA.
Códigos baseados na literatura são inicialmente propostos, mas outros são incluídos durante a análise. O
modelo apresentado como resultado da pesquisa levou em consideração a frequência da ocorrência das
categorias nos textos. Dentre as competências dos tutores online, destacam-se: gerenciais, saberes
disciplinares, saberes pedagógicos, habilidade de comunicação, competências socioafetivas e habilidades
tecnológicas. As funções básicas do tutor online em EaD, identificadas na pesquisa, são: gerenciais,
pedagógicas e sociais. O modelo proposto procura relacionar as competências com essas funções. Deve
servir, nesse sentido, para orientar a formação de tutores, contrapondo-se à tendência de precarização do
trabalho docente online.
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