CONHECIMENTOS E CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Inclusiva, Crenças, ConhecimentosResumo
O presente estudo teve como objetivo mapear, de forma sistemática, a literatura científica
brasileira sobre o tema dos conhecimentos e crenças de professores em relação à Educação Inclusiva.
Para localizar os artigos, três bases de dados foram consultadas: Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia
(BVS-PSI), Portal de periódicos da CAPES e Scielo. Os artigos identificados foram classificados de
acordo com: ano e periódico; instituição e formação do primeiro autor; natureza da autoria; metodologia;
técnicas de coleta; e temas de investigação. Após, analisou-se qualitativamente os resultados dos artigos
que de forma mais específica investigaram conhecimentos e crenças. Os resultados indicaram que os
estudos são recentes e têm aumentado nos últimos anos. A Educação Especial destacou-se como área
que vem realizando essas discussões, sugerindo que a Educação Inclusiva vem sendo de maneira gradual
incorporada como campo de discussão de outras áreas da Educação e de áreas afins. Esforços adicionais
são necessários para que a Educação Inclusiva seja compreendida em seu caráter educacional, como uma
nova forma de conceber os sujeitos e os processos de ensinar e aprender.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.