CONHECIMENTOS E CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL

Autores

  • GABRIELA DAL FORNO MARTINS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • GABRIELA VIEIRA SOARES DE ABREU Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • MARLENE ROZEK Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Inclusiva, Crenças, Conhecimentos

Resumo

O presente estudo teve como objetivo mapear, de forma sistemática, a literatura científica
brasileira sobre o tema dos conhecimentos e crenças de professores em relação à Educação Inclusiva.
Para localizar os artigos, três bases de dados foram consultadas: Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia
(BVS-PSI), Portal de periódicos da CAPES e Scielo. Os artigos identificados foram classificados de
acordo com: ano e periódico; instituição e formação do primeiro autor; natureza da autoria; metodologia;
técnicas de coleta; e temas de investigação. Após, analisou-se qualitativamente os resultados dos artigos
que de forma mais específica investigaram conhecimentos e crenças. Os resultados indicaram que os
estudos são recentes e têm aumentado nos últimos anos. A Educação Especial destacou-se como área
que vem realizando essas discussões, sugerindo que a Educação Inclusiva vem sendo de maneira gradual
incorporada como campo de discussão de outras áreas da Educação e de áreas afins. Esforços adicionais
são necessários para que a Educação Inclusiva seja compreendida em seu caráter educacional, como uma
nova forma de conceber os sujeitos e os processos de ensinar e aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

DAL FORNO MARTINS, G., VIEIRA SOARES DE ABREU, G. ., & ROZEK, M. . (2020). CONHECIMENTOS E CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37837

Edição

Seção

Artigos