AS METODOLOGIAS USADAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: COM A PALAVRA, OS ESTUDANTES

Autores

  • ROSANE TERESINHA FONTANA Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Santo Ângelo, RS, Brasil
  • GIOVANA WACHEKOWSKI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Santo Ângelo, RS, Brasil.
  • SILÉZIA SANTOS NOGUEIRA BARBOSA Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Santo Ângelo, RS, Brasil.

Palavras-chave:

ensino de enfermagem, estudantes, metodologia, ensino

Resumo

Trata-se de uma investigação do tipo transversal descritiva, realizada no segundo semestre
de 2016, cujo objetivo foi investigar as estratégias metodológicas usadas no ensino em enfermagem para
facilitar a aprendizagem, na perspectiva de discentes de quatro universidades do noroeste do Rio Grande
do Sul. Segundo os discentes, as técnicas que mais facilitam a aprendizagem são as aulas práticas em
estágio e em laboratório. As aulas expositivas centradas no professor e com o uso de projetores são as
mais cansativas. Os discentes estão aderindo cada vez mais às tecnologias e demonstram interesse por
aulas que as utilizam; porém, segundo os depoimentos, os docentes ainda pouco adotam metodologias
ativas utilizando tecnologias de informação e comunicação. Portanto, pode-se inferir que, além da
necessidade de os docentes encontrarem uma maneira de se adaptar às tecnologias e metodologias ativas,
devem ainda conhecer o perfil dos seus alunos, a fim de que possam planejar, com eles, as técnicas e
métodos inovadores e criativos para desenvolver suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

TERESINHA FONTANA, R. ., WACHEKOWSKI , G. ., & SANTOS NOGUEIRA BARBOSA, S. . (2020). AS METODOLOGIAS USADAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: COM A PALAVRA, OS ESTUDANTES. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38029

Edição

Seção

Artigos