AS METODOLOGIAS USADAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: COM A PALAVRA, OS ESTUDANTES
Palavras-chave:
ensino de enfermagem, estudantes, metodologia, ensinoResumo
Trata-se de uma investigação do tipo transversal descritiva, realizada no segundo semestre
de 2016, cujo objetivo foi investigar as estratégias metodológicas usadas no ensino em enfermagem para
facilitar a aprendizagem, na perspectiva de discentes de quatro universidades do noroeste do Rio Grande
do Sul. Segundo os discentes, as técnicas que mais facilitam a aprendizagem são as aulas práticas em
estágio e em laboratório. As aulas expositivas centradas no professor e com o uso de projetores são as
mais cansativas. Os discentes estão aderindo cada vez mais às tecnologias e demonstram interesse por
aulas que as utilizam; porém, segundo os depoimentos, os docentes ainda pouco adotam metodologias
ativas utilizando tecnologias de informação e comunicação. Portanto, pode-se inferir que, além da
necessidade de os docentes encontrarem uma maneira de se adaptar às tecnologias e metodologias ativas,
devem ainda conhecer o perfil dos seus alunos, a fim de que possam planejar, com eles, as técnicas e
métodos inovadores e criativos para desenvolver suas aulas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.