RESPONSABILIDADE PEDAGÓGICA DIANTE DA EXPERIÊNCIA DO LIMITE NA INFÂNCIA: A INTRODUÇÃO À CULTURA NA ESCOLA

Autores

  • DANIEL GÓMEZ RAMOS Universidad Nacional de Educación (UNAE). Azogues, Ecuador

Palavras-chave:

Responsabilidade pedagógica, limites, cultura, escola, infância

Resumo

Este texto parte da preocupação em colocar no centro da educação o cuidado com
o outro e a responsabilidade diante da vida da infância, pois esse conhecimento pedagógico favorece os processos de aprendizado e crescimento pessoal dos alunos. O artigo estuda a experiência do limite como um encontro com a própria vulnerabilidade, capaz de organizar a subjetividade: gerar contornos para existir e vincular o desejo à cultura. A partir de uma abordagem inspirada na investigação da experiência e da fenomenologia hermenêutica, esta pesquisa acompanha
uma professora e seus alunos de uma escola localizada em um contexto de vulnerabilidade social.
A descrição das cenas e as conversas com a profesora nos permitiram obter algumas orientações
práticas sobre como acompanhar o limite e a norma na relação educacional, bem como obter
uma compreensão aprofundada de suas implicações para o desenvolvimento e amadurecimento
da infância.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

GÓMEZ RAMOS, D. . (2020). RESPONSABILIDADE PEDAGÓGICA DIANTE DA EXPERIÊNCIA DO LIMITE NA INFÂNCIA: A INTRODUÇÃO À CULTURA NA ESCOLA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38037

Edição

Seção

Artigos