CURRÍCULO-DOCUMENTO, CURRÍCULOS-PERFORMANCE

Autores

  • LUCIANA ATHAYDE PAZ Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil
  • GILBERTO ICLE Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil.

Palavras-chave:

Currículo, Performance, Corpo, Ficção

Resumo

Neste texto busca-se mostrar o enlace entre currículos e performance. Tal intento se opõe à
noção de currículo como documento. Circunscreve-se as noções de ficção e de corpo no campo da
performance, bem como nas produções que entrelaçam os Estudos da Performance com o campo da
Educação. Apresenta-se uma revisão das principais referências sobre Performance e Educação, assim
como discute-se a primazia da lógica do documento, da materialidade e do visível em detrimento da
transmissão da memória e do conhecimento por meio das práticas incorporadas, em razão de sua
efemeridade. Defende-se que a perspectiva da performance, tendo como operadores as noções de corpo
e ficção, permite compreender a efemeridade como parte constituinte das práticas de transmissão de
memória e de conhecimento. Propõe-se currículos-performance, em oposição ao conceito de currículodocumento, como possibilidade de inconstância nos processos de construção dos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

ATHAYDE PAZ, L. ., & ICLE, G. . (2020). CURRÍCULO-DOCUMENTO, CURRÍCULOS-PERFORMANCE. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38048

Edição

Seção

Artigos