FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL: UMA REVISÃO DE ESTUDOS EMPÍRICOS

Autores

  • HELANE DE FÁTIMA GOMES FERNANDES Universidade Federal do Pará. Belém, Pará (PA)
  • ANA ISABEL ANDRADE Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Formação de Professores, Justiça social, Pedagogia crítica

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma análise de artigos publicados em revistas da área
da Educação que relatam experiências de formação de professores para a justiça social. O objetivo é o de
compreender como as formações docentes para a justiça social podem ser realizadas, a partir da
identificação dos pressupostos teóricos que as fundamentam, das estratégias utilizadas e dos resultados
alcançados por elas. A metodologia utilizada foi a da revisão sistemática de 10 artigos baseados em
estudos empíricos, publicados entre 2009 e 2017, disponíveis para acesso livre em revistas acadêmicas da
área. Após a seleção dos artigos, estes foram sujeitos a uma análise de conteúdo, o que possibilitou
compreender práticas e princípios de formação docente para a justiça social. Os resultados mostram que
as formações de professores para a justiça social se fundamentam em pedagogias de resistência, de caráter
social e transformativo, para além de implicarem uma reflexão sobre a diversidade em diferentes níveis,
sobre a educação multicultural e sobre as especificidades dos contextos educativos, exigindo dos
formandos grande senso crítico.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

GOMES FERNANDES, H. D. F., & ANDRADE, A. I. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL: UMA REVISÃO DE ESTUDOS EMPÍRICOS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38056

Edição

Seção

Artigos