CONQUISTE A OBRA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE
Palavras-chave:
jogo educativo, motivação, arte-educação, pesquisa experimentalResumo
Os jogos podem contribuir com o processo de aprendizagem em diferentes áreas do
conhecimento. Este artigo descreve o desenvolvimento e utilização de um jogo de tabuleiro que aborda
conteúdos sobre História da Arte, em um estudo quasi-experimental com alunos do primeiro ano do
Ensino Médio de duas escolas da rede pública de ensino. O desempenho dos estudantes foi avaliado
antes e após a intervenção, bem como sua motivação após a utilização do jogo. Foram coletados dados
por meio de observação, gravação de áudio, registro de imagens e realização de entrevista com os
professores participantes. Nos testes escritos os alunos que utilizaram o jogo tiveram desempenho
equivalente ao do grupo controle, evidenciando níveis satisfatórios de motivação e bom nível de
aceitação do jogo. O artigo discute tais resultados, trazendo para o debate não apenas o emprego dos
jogos em contextos educacionais, mas também a maneira como são introduzidos em sala de aula.
Embora o jogo de tabuleiro desenvolvido nesta pesquisa foque em conteúdos específicos sobre arte da
cidade de Porto Alegre, o modelo de jogo pode ser personalizado por professores e estudantes e
podem ser feitas versões adaptadas para outros conteúdos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.