AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADAS ÀS ÁGUAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS NAS BASES DE DADOS EBSCO, DOAJ E SCIELO

Autores

  • MARA ALINI MEIER Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Lajeado, RS, Brasil.
  • JANE MÁRCIA MAZZARINO Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Lajeado, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Bacia Hidrográfica, Meta-análise qualitativa

Resumo

O estudo teve o intuito de verificar as práticas de Educação Ambiental (EA) voltadas às águas
de bacia hidrográfica (BH), no contexto americano e europeu. A metodologia empregada foi a revisão
sistemática com meta-análise qualitativa. A busca por artigos científicos ocorreu nas bases de dados da
SCIELO, DOAJ e EBSCO, procurando por textos publicados entre os anos de 1992 e 2016, advindos
da Europa e da América, sendo que foram obtidos 20 artigos científicos com esta ênfase. As
características gerais das práticas demonstraram a sua concentração na América, com autores
centralizados em um tipo de entidade de origem e área do conhecimento. Existe a concentração em
práticas de EA formal direcionadas para os jovens, de modo que os objetivos, os métodos e os resultados
obtidos nas práticas de EA encontram-se centrados na compreensão teórica das questões ambientais e
as estratégias pedagógicas em atividades tradicionais, contudo, há propostas inovadoras, dinâmicas e
interativas nessa área.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

MEIER, M. A., & MAZZARINO, J. M. . (2020). AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADAS ÀS ÁGUAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS NAS BASES DE DADOS EBSCO, DOAJ E SCIELO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38083

Edição

Seção

Artigos