BLENDED LEARNING: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS (2015 - 2018)

Autores

  • JIANI CARDOSO DA ROZA Instituto Federal Farroupilha, IFFAR. Alegrete, RS, Brasil.
  • ADRIANA MOREIRA DA ROCHA VEIGA Universidade Federal de Santa Maria
  • MARCELO PEDROSO DA ROZA Instituto Federal Farroupilha

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Métodos de ensino e aprendizagem, Revisão sistemática da literatura

Resumo

O Blended Learning, ao combinar as aprendizagens presencial e on-line, é uma oportunidade
de os professores integrarem as tecnologias digitais, no meio acadêmico, de modo ponderado, sem
romper com as estratégias e práticas que já utilizam, mas buscando incorporá-las a esses modos
contemporâneos de aprender. Com o objetivo de descobrir o movimento atual das pesquisas, o contexto
educacional em que se aplicam e os assuntos abordados, este estudo traz uma revisão sistemática da
literatura sobre Blended Learning, elaborada a partir das publicações entre 2015 e 2018, em periódicos
científicos de visibilidade internacional. As publicações foram organizadas em tópicos com base em suas
temáticas, servindo, também, para exemplificar os achados e as questões de pesquisa. Como resultado,
este estudo evidencia um cenário crescente de experimentações com Blended Learning, realizadas,
geralmente, a partir de iniciativas de professores, e onde predominam as experiências voltadas ao design
instrucional e aos resultados dos alunos no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

CARDOSO DA ROZA, J. ., MOREIRA DA ROCHA VEIGA , A. ., & PEDROSO DA ROZA, M. . (2020). BLENDED LEARNING: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS (2015 - 2018). Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38088

Edição

Seção

Artigos