CRÍTICA AO CONCEITO DE AFILIAÇÃO DE ALAIN COULON: IMPLICAÇÕES PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

Autores

  • MAÍRA TAVARES MENDES Professora Adjunta – PPGE e DCB/UESC. Ilhéus, BA, Brasil.

Palavras-chave:

Acesso à universidade, permanência estudantil, afiliação, temporalidades

Resumo

Este artigo busca apresentar e discutir criticamente o conceito de afiliação proposto pelo
sociólogo e etnometodólogo francês Alain Coulon. Argumenta-se que este conceito capta parcialmente
as dinâmicas da permanência estudantil da universidade brasileira, sendo uma ferramenta com potencial
explicativo. No entanto, da forma como o conceito é apresentado na obra de Coulon, não capta
importantes elementos da permanência estudantil, como os mecanismos institucionais de produção de
fracasso, sobretudo à luz dos atravessamentos de classe, raça, gênero e nacionalidade. O trabalho está
organizado da seguinte forma: 1) introdução; 2) breve apresentação sobre o autor e a recepção de seus
estudos no Brasil; 3) apresentação do conceito de afiliação; 4) dificuldades apontadas por Coulon para o
processo de afiliação; 5) discussão sobre os limites do conceito; 6) algumas considerações. Conclui-se
discutindo que pensar a temporalidade de estudantes das classes subalternas é uma importante chave de
compreensão da permanência estudantil, agregando ao debate as dinâmicas de classe, raça, gênero e
nacionalidade.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

TAVARES MENDES, M. (2020). CRÍTICA AO CONCEITO DE AFILIAÇÃO DE ALAIN COULON: IMPLICAÇÕES PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL . Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38102

Edição

Seção

Artigos