CRITICISM OF ALAIN COULON'S CONCEPT OF AFFILIATION: IMPLICATIONS FOR STUDENT RETENTION
Keywords:
University access, student retention, affiliation, temporalitiesAbstract
Este artigo busca apresentar e discutir criticamente o conceito de afiliação proposto pelo
sociólogo e etnometodólogo francês Alain Coulon. Argumenta-se que este conceito capta parcialmente
as dinâmicas da permanência estudantil da universidade brasileira, sendo uma ferramenta com potencial
explicativo. No entanto, da forma como o conceito é apresentado na obra de Coulon, não capta
importantes elementos da permanência estudantil, como os mecanismos institucionais de produção de
fracasso, sobretudo à luz dos atravessamentos de classe, raça, gênero e nacionalidade. O trabalho está
organizado da seguinte forma: 1) introdução; 2) breve apresentação sobre o autor e a recepção de seus
estudos no Brasil; 3) apresentação do conceito de afiliação; 4) dificuldades apontadas por Coulon para o
processo de afiliação; 5) discussão sobre os limites do conceito; 6) algumas considerações. Conclui-se
discutindo que pensar a temporalidade de estudantes das classes subalternas é uma importante chave de
compreensão da permanência estudantil, agregando ao debate as dinâmicas de classe, raça, gênero e
nacionalidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.













