PERSPECTIVA FREIRIANA EM AÇÕES DE EXTENSÃO NA COMPUTAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA (2010-2020)

Autores

  • Frederico Severo Miranda Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Marilia Abrahão Amaral Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

extensão universitária, computação, valores sociais

Resumo

O tripé das universidades brasileiras é composto por ensino, pesquisa e extensão. A partir das ações de extensão é possível articular o conhecimento científico em conjunto com as necessidades da sociedade e, desta forma, respaldadas por valores democráticos e igualdade de direitos, são capazes de promover o desenvolvimento social local. Entendendo a importância social oportunizada pelas ações de extensão, elucida-se a seguinte pergunta: como estão sendo realizadas as ações de extensão nas universidades? Neste contexto, o método utilizado para responder à pergunta em questão foi a execução de uma revisão bibliográfica sistemática que considerou as publicações dos últimos 10 anos presentes nas seguintes bases digitais: ACM, CEIE, IEEE, RBIE, Renote, ScienceDirect, SBIE e WIE. Foram utilizadas vinte e cinco palavras chaves, um critério de inclusão e seis critérios de exclusão. Após a extração dos dados e análise crítica referente aos artigos selecionados a partir de uma perspectiva freireana, foi construído um panorama sobre as ações extensionistas na área de Computação. Um dos oito itens que compõem este panorama traz à luz, por exemplo, que 61,54% das ações de extensão abordam tópicos referentes ao pensamento computacional ou o ensino de programação. Observando-se o panorama geral encontrado, é possível concluir que as ações de extensão apresentaram, por exemplo, uma hegemonia de tópicos de estudos, foco específico em um determinado público, baixo protagonismo discente, entre outras questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Severo Miranda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Profissional com 10 anos de experiência na área de TI, o que permitiu adquirir sólidos conhecimentos em análise e desenvolvimento de sistemas. Bacharel em Ciência da Computação (FIC-MG/2002-2005), especialista em Tecnologia Java (UTFPR/2007-2008), mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (UTFPR/2016-2017), membro do grupo de pesquisa Xuê: Participação, Interação e Computação (2020-atual) e doutorando em Tecnologia e Sociedade (UTFPR/2020-atual) cuja pesquisa está relacionada com a curricularização da extensão. Possui forte interesse em assuntos relacionados com a extensão universitária, além de ser um entusiasta no que se refere à aplicação de metodologias ativas, principalmente na utilização da gamificação para promover o engajamento dos estudantes.

Marilia Abrahão Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora associada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no DAINF no e PPGTE. É tutora do Grupo PET Computando Culturas em Equidade. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: interação humano computador, estudos em Ciência Tecnologia e Sociedade, informática na educação, educação em computação, computação sociedade e inclusão.

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Miranda, F. S., & Amaral, M. A. (2023). PERSPECTIVA FREIRIANA EM AÇÕES DE EXTENSÃO NA COMPUTAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA (2010-2020). Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38875

Edição

Seção

Artigos