PERSPECTIVA FREIRIANA EM AÇÕES DE EXTENSÃO NA COMPUTAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA (2010-2020)
Palavras-chave:
extensão universitária, computação, valores sociaisResumo
O tripé das universidades brasileiras é composto por ensino, pesquisa e extensão. A partir das ações de extensão é possível articular o conhecimento científico em conjunto com as necessidades da sociedade e, desta forma, respaldadas por valores democráticos e igualdade de direitos, são capazes de promover o desenvolvimento social local. Entendendo a importância social oportunizada pelas ações de extensão, elucida-se a seguinte pergunta: como estão sendo realizadas as ações de extensão nas universidades? Neste contexto, o método utilizado para responder à pergunta em questão foi a execução de uma revisão bibliográfica sistemática que considerou as publicações dos últimos 10 anos presentes nas seguintes bases digitais: ACM, CEIE, IEEE, RBIE, Renote, ScienceDirect, SBIE e WIE. Foram utilizadas vinte e cinco palavras chaves, um critério de inclusão e seis critérios de exclusão. Após a extração dos dados e análise crítica referente aos artigos selecionados a partir de uma perspectiva freireana, foi construído um panorama sobre as ações extensionistas na área de Computação. Um dos oito itens que compõem este panorama traz à luz, por exemplo, que 61,54% das ações de extensão abordam tópicos referentes ao pensamento computacional ou o ensino de programação. Observando-se o panorama geral encontrado, é possível concluir que as ações de extensão apresentaram, por exemplo, uma hegemonia de tópicos de estudos, foco específico em um determinado público, baixo protagonismo discente, entre outras questões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.