PANORAMA DA PEDAGOGIA NO BRASIL

CIÊNCIA, CURSO E PROFISSÃO

Autores

  • Selma Garrido Pimenta Universidade de São Paulo
  • Umberto de Andrade Pinto Universidade Federal de São Paulo
  • José Leonardo Rolim de Lima Severo Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Pedagogia, Pedagogo, Ciência da Educação, Teoria da Educação

Resumo

O curso de Pedagogia, ao completar oitenta e três anos de existência no Brasil, desponta entre os cursos de graduação com o maior número de matrículas no país. Em que pese a sua contribuição ao longo de todas estas décadas no que se refere à formação de educadores/as e aos estudos relacionados à educação de modo geral, sua trajetória histórica é marcada por intensas disputas em torno de suas finalidades formativas. A partir do entendimento de que a definição do perfil de egressos/as de um curso superior deve ser traçada no diálogo com a natureza epistemológica das áreas científicas que o configuram e com as demandas do campo social e educacional, o presente artigo tem por objetivo analisar aspectos sobre a trajetória histórica do curso na interface com a produção do conhecimento pedagógico no país. Nessa perspectiva, inicia-se com uma discussão conceitual sobre a educação, como fenômeno social, e a Pedagogia como ciência que a tem como objeto de estudo. Prossegue analisando a trajetória histórica do curso e do pensamento pedagógico no Brasil, e finaliza problematizando o (des)lugar da Pedagogia no cenário da pós-graduação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Garrido Pimenta , Universidade de São Paulo

Doutora em Educação. Professora titular sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos.

Umberto de Andrade Pinto, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo.

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

 Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2023-02-15

Como Citar

Garrido Pimenta, S. ., de Andrade Pinto, U. ., & Rolim de Lima Severo, J. L. (2023). PANORAMA DA PEDAGOGIA NO BRASIL : CIÊNCIA, CURSO E PROFISSÃO . Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38956

Edição

Seção

Artigos