O Trabalho de Projeto nas práticas educativas de professores em início de carreira

Autores

Palavras-chave:

metodologia de trabalho de projeto, práticas educativas, indução, professores de educação básica

Resumo

O início de carreira de um professor é um período desafiante para o desenvolvimento das suas práticas educativas. Apesar de valorizarem métodos ativos de ensino, tais como a Metodologia de Trabalho de Projeto, a pressão sentida nesta fase leva a que os professores em início de carreira experienciem dificuldades de natureza diversa na sua implementação. Este estudo visa conhecer a forma como os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em início de carreira, integram a Metodologia de Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e da análise documental ao espólio de oito professores. Os resultados demonstram que os professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas. As dificuldades sentidas poderiam ser atenuadas através de uma abordagem metodológica mais consistente na formação inicial de professores e de uma análise das prioridades educativas nas escolas onde lecionam, que sobrecarrega os professores iniciantes com demasiadas tarefas paralelas ao serviço docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Tempera, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar de Pedagogia e Matemática na Escola Superior de Educação de Lisboa. Com um mestrado em Educação Matemática, é atualmente aluno do quarto ano doDoutoramento em Formação de Professores e Supervisão no Instituto de Educação – Universidade de Lisboa. A sua investigação está a ser financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em Portugal. Seus principais projetos de investigaçãoenquadram-se nas áreas de formação de professores, desenvolvimento profissional, prática docente supervisionada e educação matemática.

Luís Tinoca, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sendo um investigador ativo nas áreas da formação de professores, desenvolvimento profissional,desenvolvimento curricular e avaliação de competências e trabalho de grupo em e-learning. É membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação da Universidade de Lisboa e colaborador no Laboratório de Educação à Distância. Obteve o seu Doutoramento em Educação em Ciências na Universidade do Texas, em Austin, em 2004.

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Tempera, T., & Tinoca, L. (2024). O Trabalho de Projeto nas práticas educativas de professores em início de carreira. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39817

Edição

Seção

Artigos