CULTURA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: DA TEORIA DE ANDY HARGREAVES À REALIDADE VIVENCIADA NA ESCOLA

Autores

  • Daniela Semião UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Luís Tinoca UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Ana Sofia Pinho UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

cultura profissional, professores, trabalho colaborativo, colaboração, desenvolvimento profissional

Resumo

O presente artigo tem por base a teoria de Hargreaves (1998) sobre as diferentes culturas profissionais dos professores e pretende apresentar evidências sobre a forma como o trabalho colaborativo é percecionado nas escolas, bem como sobre práticas que lhe estão associadas, permitindo refletir sobre a cultura profissional predominante entre os docentes. A modalidade utilizada foi o estudo de caso, inserida numa metodologia qualitativa, privilegiando-se a dimensão interpretativa dos participantes sobre a realidade vivenciada/percecionada. Os dados foram recolhidos no ano letivo de 2018/2019, por meio de análise documental e entrevista a seis professores do Ensino Fundamental que lecionam numa instituição de ensino particular em Lisboa, Portugal. Os resultados levam-nos a concluir que o trabalho entre pares se reveste de formas de colaboração a um nível superficial, e acontece maioritariamente entre docentes do mesmo departamento. Embora também tenham sido identificadas práticas de colaboração, os resultados indiciam predominar uma cultura, essencialmente, “balcanizada”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Semião, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Daniela Semião é Doutoranda em Formação de Professores e Supervisão, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Mestre em Educação, na especialidade de Supervisão e Orientação da Prática Profissional, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Luís Tinoca, UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Luís Tinoca é Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL) e membro da sua Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Investigador nas áreas da formação de professores, desenvolvimento curricular, ambientes de aprendizagem inovadores e pedagogia do ensino superior. Colaborador do Laboratório de Educação à Distância da Universidade Aberta e membro do grupo de investigação em Formação de Professores da European Association for Research on Learning and Instruction. Obteve o seu Doutoramento em Educação pela Universidade do Texas, em Austin, em 2004. 

Ana Sofia Pinho, UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Ana Sofia Pinho é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), atuando na área de Currículo e Formação de Professores. Doutora em Didática de Línguas, com foco na Formação de Professores, pela Universidade de Aveiro. Coordena o tema Ensino de Línguas do Doutoramento em Educação, especialização Formação de Professores e Supervisão. Orientações científicas nas áreas de Didática e desenvolvimento curricular e Formação de Professores. Co-convenor da Network 31 – Language and Education da European Educational Research Association (EERA), membro da UIDEF – Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação e membro colaborador CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Tem participado em diversos projetos nacionais e internacionais na área da Didática de Línguas e Formação de Professores.

Publicado

2023-02-10

Como Citar

Semião, D., Tinoca, L., & Pinho, A. S. (2023). CULTURA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: DA TEORIA DE ANDY HARGREAVES À REALIDADE VIVENCIADA NA ESCOLA. Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37369

Edição

Seção

Artigos