EMOTION REGULATION IN THE WORKPLACE: A QUALITATIVE STUDY WITH TEACHERS
Palavras-chave:
Trabalho Emocional. Regulação Emocional. Professor.Resumo
Este estudo teve como objetivo caracterizar o trabalho emocional do professor da
educação profissional e tecnológica, ao examinar as emoções e as estratégias de regulação
emocional adotadas pelos professores. Foram realizados oito grupos focais, com a participação
de quarenta e um professores para coletar os dados. Para a análise de dados, adotou-se o método
indutivo e dedutivo de categorização. Os resultados mostraram que são ativadas diferentes
emoções frente às demandas emocionais específicas e que os professores usam uma variedade
de estratégias, de forma isolada ou encadeada, para regulá-las. No entanto, as estratégias de
modificação cognitiva e modificação da situação do modelo processual de regulação emocional
foram mais frequentemente relatadas. Os resultados sugerem diferenças nas preferencias
regulatórias dos professores, baseadas no período da carreira e na área de formação/atuação.
Pesquisas futuras poderiam utilizar métodos variados (e.g., observação, diário) para investigar o
processo dinâmico e contextual da regulação e seus desfechos, além de propor uma escala
contextual de regulação emocional docente. As descobertas têm implicações para programas de
formação docente, gestão educacional e pesquisas futuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.