EMOTION REGULATION IN THE WORKPLACE: A QUALITATIVE STUDY WITH TEACHERS

Autores

  • Franciane Andrade de Morais Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Sônia Maria Guedes Gondim Universidade Federal da Bahia
  • Emanuel Missias Silva Palma Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública https://orcid.org/0000-0002-7376-6483

Palavras-chave:

Trabalho Emocional. Regulação Emocional. Professor.

Resumo

Este estudo teve como objetivo caracterizar o trabalho emocional do professor da
educação profissional e tecnológica, ao examinar as emoções e as estratégias de regulação
emocional adotadas pelos professores. Foram realizados oito grupos focais, com a participação
de quarenta e um professores para coletar os dados. Para a análise de dados, adotou-se o método
indutivo e dedutivo de categorização. Os resultados mostraram que são ativadas diferentes
emoções frente às demandas emocionais específicas e que os professores usam uma variedade
de estratégias, de forma isolada ou encadeada, para regulá-las. No entanto, as estratégias de
modificação cognitiva e modificação da situação do modelo processual de regulação emocional
foram mais frequentemente relatadas. Os resultados sugerem diferenças nas preferencias
regulatórias dos professores, baseadas no período da carreira e na área de formação/atuação.
Pesquisas futuras poderiam utilizar métodos variados (e.g., observação, diário) para investigar o
processo dinâmico e contextual da regulação e seus desfechos, além de propor uma escala
contextual de regulação emocional docente. As descobertas têm implicações para programas de
formação docente, gestão educacional e pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Franciane Andrade de Morais, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Professora adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública com graduação (2009), mestrado (2012) e doutorado (2019) pela Universidade Federal da Bahia.

Sônia Maria Guedes Gondim, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga e professora titular aposentada da graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, com mestrado (1990), doutorado (1998) e estágio pós-doutoral (2007e 2013).Professora Visitante do Instituto de Psicologiada Universidade Federal de Uberlândia.

Emanuel Missias Silva Palma, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Psicólogo e professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública com graduação (2009), mestrado (2012) e doutorado (2016) pela Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

de Morais, F. A., Gondim, S. M. G., & Missias Silva Palma, E. (2023). EMOTION REGULATION IN THE WORKPLACE: A QUALITATIVE STUDY WITH TEACHERS . Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41010

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