RAZÃO INSTRUMENTAL E EDUCAÇÃO

REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

Palavras-chave:

educação escolar, teoria crítica da sociedade, tecnologias digitais

Resumo

As reflexões da Teoria Crítica da Sociedade sobre a razão instrumental estão no cerne das análises críticas às catástrofes do século XX, representadas por Auschwitz. O imperativo ético expresso por Adorno para a educação, de que Auschwiz não se repita, segue sendo importante na medida em que as mudanças históricas ocorridas no século XXI não alteraram as características fundamentais da razão instrumental. A atual tendência de propor o ajustamento da escola às demandas criadas pelas tecnologias digitais é apontada neste artigo como um sintoma da persistência do predomínio da razão instrumental na educação. O objetivo deste artigo é criticar a forma como vem sendo proposta a inserção de novas tecnologias na escola por deixar de considerar tanto a dimensão ética da educação como as relações entre forma e conteúdo nos novos aparatos. Conclui-se que a crítica realizada ao conceito de razão instrumental continua sendo fundamental para a recuperação da discussão ética na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Frollini Lunardelli, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Bauru (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, USP-SP. Pós-Doutorado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Araraquara (2022). Professora da Universidade Estadual de Maringá, UEM,lotada no Departamento de Fundamentos da Educação, na área de Metodologia e Técnicas de Pesquisa. Experiência na área de Formação Docente, estudos sobre as relações entre Psicologia e Educação, a partir da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica e Educação, Psicologia, Formação de Professores, Ciência e Educação.

 

Ari Fernando Maia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Bauru, (1990), Mestrado em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (1996), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Universidade de São Paulo, USP-SP (2002). Professordo Departamento de Psicologia da UNESP, campus Bauru, e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, UNESP, campus Araraquara. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Crítica da Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria Cultural, Aceleração, Teoria Crítica, História da Psicologia e Educação.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Campus de Bauru – Departamento de Psicologia

Campus de Araraquara – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar

Bauru e Araraquara, São Paulo, Brasil

Grupo de Pesquisa Ética, Educação, Direitos Humanos – CNPq

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Frollini Lunardelli, A., & Maia, A. F. . (2024). RAZÃO INSTRUMENTAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E AS NOVAS TECNOLOGIAS . Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41048

Edição

Seção

Artigos