RAZÃO INSTRUMENTAL E EDUCAÇÃO

REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

Palavras-chave:

educação escolar, teoria crítica da sociedade, tecnologias digitais

Resumo

As reflexões da Teoria Crítica da Sociedade sobre a razão instrumental estão no cerne das análises críticas às catástrofes do século XX, representadas por Auschwitz. O imperativo ético expresso por Adorno para a educação, de que Auschwiz não se repita, segue sendo importante na medida em que as mudanças históricas ocorridas no século XXI não alteraram as características fundamentais da razão instrumental. A atual tendência de propor o ajustamento da escola às demandas criadas pelas tecnologias digitais é apontada neste artigo como um sintoma da persistência do predomínio da razão instrumental na educação. O objetivo deste artigo é criticar a forma como vem sendo proposta a inserção de novas tecnologias na escola por deixar de considerar tanto a dimensão ética da educação como as relações entre forma e conteúdo nos novos aparatos. Conclui-se que a crítica realizada ao conceito de razão instrumental continua sendo fundamental para a recuperação da discussão ética na educação.

Biografia do Autor

  • Aline Frollini Lunardelli, Universidade Estadual de Maringá

    Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Bauru (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, USP-SP. Pós-Doutorado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Araraquara (2022). Professora da Universidade Estadual de Maringá, UEM,lotada no Departamento de Fundamentos da Educação, na área de Metodologia e Técnicas de Pesquisa. Experiência na área de Formação Docente, estudos sobre as relações entre Psicologia e Educação, a partir da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica e Educação, Psicologia, Formação de Professores, Ciência e Educação.

     

  • Ari Fernando Maia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

    Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Bauru, (1990), Mestrado em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (1996), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Universidade de São Paulo, USP-SP (2002). Professordo Departamento de Psicologia da UNESP, campus Bauru, e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, UNESP, campus Araraquara. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Crítica da Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria Cultural, Aceleração, Teoria Crítica, História da Psicologia e Educação.

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

    Campus de Bauru – Departamento de Psicologia

    Campus de Araraquara – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar

    Bauru e Araraquara, São Paulo, Brasil

    Grupo de Pesquisa Ética, Educação, Direitos Humanos – CNPq

Publicado

16-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
RAZÃO INSTRUMENTAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E AS NOVAS TECNOLOGIAS . edur [Internet]. 16º de fevereiro de 2024 [citado 17º de junho de 2025];40(40). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41048

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