Método de ensino: da proposição formal à mediação com a prática social

Autores

  • Maria de Lourdes Rocha de Lima

Palavras-chave:

Ensino, Mediação, Prática social

Resumo

O momento pedagógico que ora vivemos incorpora a crítica exige de todos nós, educadores, uma sistematização mais organizada de nossos estudos e de nossos inquéritos educacionais,  de modo a facilitar a compreensão dos fenômenos que nos cercam e exigindo, também o desenvolvimento de projetos educacionais gerados no confronto com os movimentos sociais de nosso tempo.

 

A convivência com esse momento pedagógico leva-nos a elaborar este texto sobre métodos de ensino, visando instrumentalizar nossa ação educativa, e contribuir para o levantamento de novas hipóteses de trabalho. Com esse propósito, retomou-se o eixo lógico proposto pelas autoras argentinas Edelstein & Rodrigues (1979) no artigo intitulado: “Método: fator definidor e unificador de instrumentalização didática”, publicação em Córdoba, Argentina, além da contribuição de diferentes autores, bem como a análise da nossa própria prática.

Visando à maior clareza do assunto, o trabalho foi organizado em três partes que são  intercomplementares, quais sejam: I - Quadro geral do trabalho; II - Colocações que têm confundido o tratamento da questão: III - O caráter totalizador do método de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Lima, M. de L. R. de. (2023). Método de ensino: da proposição formal à mediação com a prática social. Educação Em Revista, 4(07). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42342

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.