O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente

Autores

  • Maria de Lourdes Rocha de Lima

Palavras-chave:

Formação de Professores de Ensino Superior, Metodologia Didática do Ensino Superior, Ensino Superior, Cátedra, Disciplina de Curso de Pós-Graduação, Surgimento da Disciplina

Resumo

Neste artigo, confronto estudos e lanço minha hipótese a respeito do surgimento da disciplina Metodologia Didática do Ensino Superior. Como metodologia de investigação utilizei-me da análise da legislação, de depoimentos e de entrevistas com catedráticos e com professores que conviveram com esses catedráticos e que são, ainda hoje docentes da Universidade. O resultado deste trabalho mostra que a exigência do uso de elementos da Didática na prática do professor universitário antecede à legislação da reforma universitária de 1968 e que a Metodologia Didática do Ensino Superior emergiu como conteúdo e método no bojo da cátedra, embora não tivesse existência própria formal e estrutura como disciplina dos Cursos de Pós-Graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Lima, M. de L. R. de. (2023). O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente. Educação Em Revista, 13(20-25). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539

Edição

Seção

Artigos