Da filantropia à habituação ao trabalho: a proposta pedagógica da Escola Caio Martins
Palavras-chave:
Menor Abandonado, Educação e Trabalho, Trabalho Rural, Disciplina, Controle do TempoResumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a Granja-Escola Caio Martins, situada na zona rural do município de Esmeraldas - MG. Essa Instituição foi criada no interior da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, em 1948, como uma das respostas do poder público à questão do menor abandonado. Focaliza, primeiramente, o quadro que possibilitou a emergência de uma instituição pedagogia no interior da PMMG. A seguir, apresenta uma análise das interrelações entre a organização e funcionamento da escola e os pontos centrais de sua proposta pedagógica. A luz de alguns estudos já realizados sobre temas afins, procurou-se resgatar não só o significado e a importância atribuídos pela Instituição à organização familiar, como o caráter de escola de tempo integral, a proposta de relacionar Educação e trabalho, e ainda, a vida no campo, exacerbadamente valorizada em momento caracterizado por incremento do processo de industrialização no Estado de Minas Gerais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.