Conceituação do objeto de uma ciência social da educação

Autores

  • Maria Cecília Lorea Leite
  • Nestor Luiz João Beck

Palavras-chave:

Ciência da Educação, Ciências Sociais, Educação, Metodologia da Ciência da Educação, Pesquisa Educacional, Educação: Conceito

Resumo

O trabalho propõe-se a conceituar a educação como objeto de uma ciência social e, por conseguinte, numa primeira etapa, discute a educação como ação social dotada de sentido. A seguir, discute o próprio ensino como interação social. O estudo do conceito de educação nesses termos é baseado, principalmente, em Kratochwill (1987), Wigger (1987), Fenstermacher (1989), Shulman (1989) e Erickson (1989). A partir dessa tematização, registra-se a preocupação em encontrar uma metodologia adequada ao objeto assim definido

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Leite, M. C. L., & Beck, N. L. J. (2023). Conceituação do objeto de uma ciência social da educação. Educação Em Revista, 13(20-25). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42541

Edição

Seção

Artigos