Conceituação do objeto de uma ciência social da educação

Autores/as

  • Maria Cecília Lorea Leite
  • Nestor Luiz João Beck

Palabras clave:

Ciência da Educação, Ciências Sociais, Educação, Metodologia da Ciência da Educação, Pesquisa Educacional, Educação: Conceito

Resumen

O trabalho propõe-se a conceituar a educação como objeto de uma ciência social e, por conseguinte, numa primeira etapa, discute a educação como ação social dotada de sentido. A seguir, discute o próprio ensino como interação social. O estudo do conceito de educação nesses termos é baseado, principalmente, em Kratochwill (1987), Wigger (1987), Fenstermacher (1989), Shulman (1989) e Erickson (1989). A partir dessa tematização, registra-se a preocupação em encontrar uma metodologia adequada ao objeto assim definido

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

1.
Conceituação do objeto de uma ciência social da educação. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 25];13(20-25). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42541