A escola no movimento da cidade: os grupos escolares em Belo Horizonte
Palavras-chave:
Cultura Escolar, Escola, Cultura UrbanaResumo
Este artigo propõe a apresentar parte do rico e interessante movimento de constituição do sistema pública primário de ensino em Belo Horizonte, lançando luzes sobre o período inicial de implantação do grupo escolares no município, a partir do final da primeira década do século XX. Trabalhando com uma documentação até então muito pouco utilizada, os relatórios dos inspetores escolares e das diretoras dos grupos, o autor demonstra parte do intrincado fazer-se da escola primária na cidade, bem como busca identificar e analisar os laços estabelecidos pela instituição escolar com uma cultura urbana que a envolvia e, ao mesmo tempo, era produzida no contexto escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.