Compassos e descompassos do fazer pedagógico

Autores

  • Nilda Alves

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Pedagogia do Conflito, Escola

Resumo

Através da metáfora da música, a autora apresenta aspectos importantes da história quotidianamente construída na escola. Baseando-se na pedagogia do conflito, são identificados três movimentos que compõe "música da escola" : a) a pedagogização do conhecimento, b) a grupalização e c) a criação de um forma de pensar o pensamento. É apresentada uma análise de tres documentos de diferentes épocas, que se referem à realidade brasileira: o Manifesto da Educação Nova (1932), a Carta Brasileira de Educação Democrática (1946) e mais uma vez convocados - Manifesto do Povo e do Governo (1959).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Alves, N. (2023). Compassos e descompassos do fazer pedagógico. Educação Em Revista, 15(30). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42725

Edição

Seção

Artigos