A rotina diária em um centro de educação infantil público: a dinâmica do tempo das atividades das crianças e adultos em grupos de idades mistas
Palavras-chave:
Rotina Diária, Centro de Educação Infantil, Grupos de Idades Mistas e AtividadesResumo
A rotina diária do centro de educação infantil tem como papel preponderante na estruturação do tempo e das atividades das crianças e dos adultos. No modelo High/Scope, a rotina diária fornece uma organização social que proporciona um ambiente psicologicamente seguro e significativo que assegura o controle compartilhado entre adultos e crianças. No projeto de Reggio Emilia, há uma organização do tempo de forma a proporcionar às crianças oportunidades de estabelecer diferentes tipos de interação. Os RCNEI (1998) também apontam para a importância de uma rotina que favoreça o desenvolvimento da autonomia e identidade da criança. Este estudo pretende investigar a rotina diária de um centro de educação infantil em um município de SC. Para este fim, usamos a observação direta e participante feita durante oito meses para registrarmos o tempo, a organização, a interação e as atividades desenvolvidas durante o dia no centro de educação infantil. O objetivo principal deste estudo é capturar e descrever os tipos de atividades desenvolvidas, a interação entre adulto e crianças (2 a 5 anos e 11 meses), o tempo gasto, e ênfase dada aos tipos de atividades disponíveis. Se considerarmos que uma criança passa de 5 a 6 horas nesse centro, conclui-se que metade desse tempo é gasto na preparação para dormir e no sono. As outras horas são gastas com brincadeira livre (sem interação estruturada dos adultos), higiene e alimentação. O tempo gasto com atividades que reforçam a interação entre adulto e criança, criança e criança e objetos através de atividades planejada
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.