A rotina diária em um centro de educação infantil público: a dinâmica do tempo das atividades das crianças e adultos em grupos de idades mistas
Palavras-chave:
Rotina Diária, Centro de Educação Infantil, Grupos de Idades Mistas e AtividadesResumo
A rotina diária do centro de educação infantil tem como papel preponderante na estruturação do tempo e das atividades das crianças e dos adultos. No modelo High/Scope, a rotina diária fornece uma organização social que proporciona um ambiente psicologicamente seguro e significativo que assegura o controle compartilhado entre adultos e crianças. No projeto de Reggio Emilia, há uma organização do tempo de forma a proporcionar às crianças oportunidades de estabelecer diferentes tipos de interação. Os RCNEI (1998) também apontam para a importância de uma rotina que favoreça o desenvolvimento da autonomia e identidade da criança. Este estudo pretende investigar a rotina diária de um centro de educação infantil em um município de SC. Para este fim, usamos a observação direta e participante feita durante oito meses para registrarmos o tempo, a organização, a interação e as atividades desenvolvidas durante o dia no centro de educação infantil. O objetivo principal deste estudo é capturar e descrever os tipos de atividades desenvolvidas, a interação entre adulto e crianças (2 a 5 anos e 11 meses), o tempo gasto, e ênfase dada aos tipos de atividades disponíveis. Se considerarmos que uma criança passa de 5 a 6 horas nesse centro, conclui-se que metade desse tempo é gasto na preparação para dormir e no sono. As outras horas são gastas com brincadeira livre (sem interação estruturada dos adultos), higiene e alimentação. O tempo gasto com atividades que reforçam a interação entre adulto e criança, criança e criança e objetos através de atividades planejada
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