Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante

Autores

  • Maria Alice Nogueira
  • Ramón Correa de Abreu

Palavras-chave:

Relação Família Escola, Famílias de Camadas Populares, Programa Escola Plural

Resumo

Este artigo analisa as lógicas, bem como os elementos que lhes servem de fundamento, que estruturam os valores e as condutas de famílias das camadas populares referentes à escola e à escolarização dos filhos no contexto de implementação do Programa Escola Plural, política pública implantada no município de Belo Horizonte a partir de 1995. Os dados coletados junto às famílias belo-horizontinas revelam inúmeros traços comuns em depoimentos que reforçam as hipóteses concernentes à existência de um repertório de valores comuns às famílias populares que organiza as condutas relativas à escola e à escolaridade dos filhos.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Nogueira, M. A. ., & de Abreu, R. C. (2023). Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante. Educação Em Revista, 20(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45137

Edição

Seção

Artigos