Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica

Autores

  • Eduardo Magrone

Palavras-chave:

Sociologia das Profissões, Profissionalização, Saber Docente

Resumo

A idéia de uma nova profissionalidade para o professorado, baseada em seu saber prático, como proposta por Maurice Tardif, é criticada a partir da noção de sistema das profissões de sistema das profissões de Andrew Abbott. As considerações finais sinalizam para a necessidade de rever as bases do estatuto sócioprofissional da docência a partir do entendimento de que as ciências da educação têm um importante papel na construção social de um novo profissionalismo docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica . edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 15º de novembro de 2025];20(40). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45257