FORMAÇÃO 1+1+1 EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA:

UMA NOVA TENDÊNCIA?

Autores

  • Daniella Thiemy Sada da Silva Prefeitura Municipal de Capão da Canoa
  • Maria Cecilia Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.45380

Palavras-chave:

licenciatura em matemática, formação 3 1, análise do discurso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um dos principais resultados obtidos em uma pesquisa em nível de mestrado (SILVA, 2020), ao lado de estudos recentes relacionados à temática. Nossa pesquisa teve como escopo o estudo de enunciados acerca da permanência e não permanência de alunos no curso de Licenciatura em Matemática (LM) da UFRGS e foi embasada, teórica e metodologicamente, na Análise do Discurso, de Michel Foucault (2013). Os dados da pesquisa foram construídos por meio de questionários e entrevistas junto a alunos e ex-alunos do referido curso. Ao investigar as enunciações nessas falas, percebemos a manifestação da existência de três linhas de formação promovidas por um mesmo curso de LM, a que denominamos: formação teórica em matemática; formação teórica em educação/educação matemática; e formação prática; cada uma com seus próprios enunciados e discursos sobre educação (matemática), que poderiam até mesmo se excluir (SILVA, 2020). Apesar de referir a um contexto específico e de ter origem na aplicação da Análise do Discurso, este resultado conversa com uma das constatações do estudo de Zaidan e outros (2021), a partir da consulta a Projetos Pedagógicos de cursos de LM de várias instituições públicas de ensino superior do Brasil, a de que as Licenciaturas em Matemática parecem estar divididas entre formação matemática, formação didático-pedagógica e a prática profissional; e com as observações de Moreira (2012), quanto a aspectos que caracterizam, ainda, a presença da estrutura “3+1” em cursos de LM.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniella Thiemy Sada da Silva, Prefeitura Municipal de Capão da Canoa

    Realizou Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (conclusão em jan/2021), instituição onde obteve diploma do curso de Licenciatura em Matemática em ago/2018. Possui período de graduação sanduíche em Matemática Aplicada pela Universidade de Évora (de set/2016 a ago/2017). Atua como professora de Matemática na rede pública municipal de educação de Capão da Canoa (RS).

  • Maria Cecilia Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Possui graduação em Ciências Habilitação Matemática, Licenciatura Plena, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), mestrado em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Realizou doutorado-sanduíche em 2003-2004 em Braga, Portugal, e estágio pós-doutoral em Lisboa, Portugal, em 2007-2008. É professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no mestrado em ensino de Matemática. É integrante do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino-aprendizagem, avaliação e história da educação matemática.

Publicado

27-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
FORMAÇÃO 1+1+1 EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: : UMA NOVA TENDÊNCIA? . edur [Internet]. 27º de agosto de 2025 [citado 12º de novembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45380

Artigos Semelhantes

1-10 de 932

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.