OS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DA UNESCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.46013

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, UNESCO, Patrimônio Cultural, projeto político pedagógico, Avaliação

Resumo

Este artigo é um produto da pesquisa realizada para o mestrado em Educação, cujo objeto é o projeto político pedagógico apresentado pela UNESCO para educação patrimonial, por meio das iniciativas por ela encorajadas para preservação do patrimônio cultural e natural. A partir de uma pesquisa qualitativa de análise documental das recomendações, declarações e convenções da UNESCO, foi possível reconstruir as propostas e usos políticos da educação patrimonial e projetos político pedagógicos planejados por esta agência. O resultado apresentado é um panorama da política pedagógica idealizada  para a preservação patrimonial e sua exploração econômica, seja como suporte para criação de redes sustentáveis para comunidades tradicionais, exploração responsável pelo turismo cultural por agentes públicos e privados e responsabilidade científica e pedagógica na preservação de bens culturais materiais e imateriais. A contribuição deste artigo é, ao final, uma reflexão sobre a importância do estabelecimento de critérios para avaliar os impactos destes projetos políticos pedagógicos para o público por ele visado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Fernandes Gonçalves, Universidade Federal de Viçosa

    Professora de Língua Portuguesa da rede pública estadual de Minas Gerais, onde atua como professora e coordenadora do Novo Ensino Médio na Escola Estadual Professor David Procópio, Ervália. Formada em Letras pela UFV (2005), com especialização em Filosofia pela UFOP (2011) e Mestrado em Educação pela UFV (2022). 

  • Cezar Luiz De Mari, Universidade Federal de Viçosa

    Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Atua como pesquisador do Programa de Pós-Graduação Educação na área de políticas de educação superior, é membro da International Gramsci Society – IGS-Brasil, da RED Latinoamericana para el cambio social e da Cátedra Paulo Freire de Viçosa. É autor e organizador de livros, ensaios e artigos, com destaque para: Educação e formação humana: múltiplos olhares sobre a práxis (2012), Diálogos interdisciplinares: questões sobre a práxis universitária (2014), Escola Básica à Universidade: trabalho docente e educação sob pressão (2021) e 10 Lições sobre Gramsci (2023).

Publicado

29-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
OS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DA UNESCO. edur [Internet]. 29º de outubro de 2025 [citado 15º de janeiro de 2026];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/46013