LITERATURA E COAPRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA

UM CAMINHO PELA LEITURA DE METAFICÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48123

Palavras-chave:

literatura, leitura, mediação pedagógica, processo de escrita, formação docente

Resumo

Este artigo discorre sobre um estudo motivado pela necessidade de fomentar o debate acerca da mediação da formação leitora e escritora de crianças já alfabetizadas. Tem por objetivo analisar o potencial da literatura de metaficção para possibilitar a reflexão acerca das práticas de leitura e escrita literárias na escola. Fundamenta-se nos estudos sobre literatura, metaficção e ensino. Numa perspectiva qualitativa, se apoia nos princípios da análise de conteúdo para o estudo de textos orais e escritos de crianças do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola pública de Natal/RN (Brasil), durante uma intervenção pedagógica  constituída por sessões de leitura literária, de escrita e reescrita de textos autorais. Os resultados revelaram que a mediação para a escrita via leitura de metaficção constitui-se em um processo de coaprendizagem: as crianças se experimentaram como escritoras e a mediadora como interlocutora aprendiz dos processos de ler e escrever literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gildene Lima de Souza Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Gildene Lima de Souza Fernandes é doutoranda e mestre em Educação, pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Psicopedagoga e Pedagoga, pela mesma Universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Ensino e Linguagem, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. É professora efetiva do Núcleo de Educação da Infância - UFRN, com experiência em ensino, coordenação pedagógica e colaboração em projetos de extensão na área da Educação das Infâncias.

  • Marly Amarilha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora Titular colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui graduação em Letras (Português-Inglês) pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1974) atual Universidade Católica Dom Bosco - UCDB; especialização e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982); doutorado pela University of London (1990). Introduziu o ensino de Literatura no Curso de Pedagogia. Coordena o grupo interinstitucional "Ensino e Linguagem"- GPEL . Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Teoria da Leitura e Ensino de Literatura. Pesquisa ,principalmente, os seguintes temas: leitura;linguagens; literatura;literatura infantil, educação fundamental; formação do leitor; formação do mediador de leitura;argumentação; ensino superior. É autora dos livros Estão mortas as fadas? Literatura Infantil e prática pedagógica (9.ed); Alice que não foi ao país das maravilhas: educar para ler ficção na escola (2. ed.). Editora da coleção Educação e Leitura. Membro da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - Secção Brasileira (AFIRSE - AIPELF). Membro convidado da ANPOLL, GT Leitura, Literatura Infantil e Juvenil. Membro Honorário da Associação de Leitura do Brasil - ALB. Coordena o Seminário Educação e Leitura-Brasil (SEL) evento de abrangência nacional, que divulga e discute pesquisas na área da educação e leitura. Bolsista de produtividade do CNPq, por 30 anos.

  • Alessandra Cardozo de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduada em Pedagogia (1995) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Mestrado (2002) e Doutorado (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN). Professora adjunto I pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Ensino e Linguagem (UFRN). Pesquisa na área de Educação com interface em Letras e Psicologia, investigando temas relacionados a formação do leitor: literatura infantil, linguagem, leitura, argumentação, mediação pedagógica, contação e recontação de histórias na educação infantil.

Publicado

06-05-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
LITERATURA E COAPRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA: UM CAMINHO PELA LEITURA DE METAFICÇÃO. edur [Internet]. 6º de maio de 2025 [citado 24º de junho de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48123

Artigos Semelhantes

1-10 de 1318

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.