A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO DOCENTE PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48177

Palavras-chave:

professores, literatura infantil, habilidades sociais

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar o conhecimento e a aderência de professores do Ensino Fundamental I à utilização de histórias infantis para ampliar repertório de Habilidades Sociais (HS). Participaram 12 professores atuantes no 2º ou 3º anos do Ensino Fundamental I de diferentes escolas públicas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Foi uma pesquisa de delineamento descritivo, transversal, quali e quantitativo. A entrevista foi estruturada com perguntas abertas e fechadas e dividida em três seções. A primeira teve por objetivo obter dados sociodemográficos dos sujeitos pesquisados. A seção dois buscou investigar como os professores utilizavam os livros de Literatura Infantil em sala de aula e se reconheciam HS nas relações interpessoais dos seus alunos. A seção três visava identificar se eles usavam algum material, como fantoche, para contação de histórias. As entrevistas foram online, pela Plataforma Zoom. A análise das informações foi realizada em duas etapas: primeiro procedeu-se à verificação quantitativa das respostas às perguntas fechadas e em seguida foi feita a investigação qualitativa das questões abertas, utilizando o método de Análise de Conteúdo de Bardin. Constatou-se que os professores reconhecem o livro de Literatura Infantil como recurso favorável ao desenvolvimento socioemocional e cognitivo de seus alunos. Contudo, não conhecem a teoria das HS, não reconhecem tais habilidades na vida cotidiana, não sabem como desenvolvê-las e ficam limitadas em sua capacidade de estimular comportamentos socialmente habilidosos nas relações interpessoais estabelecidas na escola.

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Biografia do Autor

  • Fatima Regina Brito Uhr, Universidade Salgado de Oliveira - Universo

    Doutoranda em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Mestre em Psicologia Social, pela Universidade Gama Filho (UGF). Pós-Graduação: Neuropsicologia (UNESA), Psicopedagogia (UNESA), Educação Infantil (PUC/RJ), Orientação Educacional (Signorelli) e Administração Escolar (UCAM). Atualmente, é estatutário da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) exercendo função junto a Direção Pedagógica, Professora da pós-graduação em Psicopedagogia e graduação em Psicologia da UNESA e psicóloga clínica.

     

  • Adriana Benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira

    Adriana Benevides Soares, Pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela Universidade São Francisco (USF). Doutora e mestra em Psicologia pela Universidade de Paris XI, pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (UniRedentor). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Pesquisadora 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Pesquisa nas áreas de Habilidades Sociais, especialmente no contexto educativo e no tema relativo à adaptação acadêmica à universidade.

Publicado

25-07-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO DOCENTE PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR. edur [Internet]. 25º de julho de 2025 [citado 15º de novembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48177