A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO DOCENTE PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48177Palavras-chave:
professores, literatura infantil, habilidades sociaisResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar o conhecimento e a aderência de professores do Ensino Fundamental I à utilização de histórias infantis para ampliar repertório de Habilidades Sociais (HS). Participaram 12 professores atuantes no 2º ou 3º anos do Ensino Fundamental I de diferentes escolas públicas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Foi uma pesquisa de delineamento descritivo, transversal, quali e quantitativo. A entrevista foi estruturada com perguntas abertas e fechadas e dividida em três seções. A primeira teve por objetivo obter dados sociodemográficos dos sujeitos pesquisados. A seção dois buscou investigar como os professores utilizavam os livros de Literatura Infantil em sala de aula e se reconheciam HS nas relações interpessoais dos seus alunos. A seção três visava identificar se eles usavam algum material, como fantoche, para contação de histórias. As entrevistas foram online, pela Plataforma Zoom. A análise das informações foi realizada em duas etapas: primeiro procedeu-se à verificação quantitativa das respostas às perguntas fechadas e em seguida foi feita a investigação qualitativa das questões abertas, utilizando o método de Análise de Conteúdo de Bardin. Constatou-se que os professores reconhecem o livro de Literatura Infantil como recurso favorável ao desenvolvimento socioemocional e cognitivo de seus alunos. Contudo, não conhecem a teoria das HS, não reconhecem tais habilidades na vida cotidiana, não sabem como desenvolvê-las e ficam limitadas em sua capacidade de estimular comportamentos socialmente habilidosos nas relações interpessoais estabelecidas na escola.
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