DIGITAIS

NOTAS SOBRE O AMOR, O CARÁTER E A DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48352

Palavras-chave:

Experiência, Formação docente, ensino, mundo digital

Resumo

Este artigo surge de uma afirmação e de uma narração. A primeira, postada pelo CEO de uma empresa de tecnologia dos EUA, a OpenAI, responsável pela criação do ChatGPT, é a de que os professores logo se tornarão obsoletos graças aos avanços das inteligências artificiais. A segunda nos é apresentada por Mia Couto e põe em cena uma lembrança do autor moçambicano: quando era criança, um professor seu pediu à classe uma determinada tarefa e sentou-se em meio às crianças para ele mesmo também a realizar. Os dois eventos contrastam sentidos da docência: de um lado, uma percepção desse sentido que o atrela à eficiência e à produtividade; de outro, um fazer docente que se justifica pelo compartilhamento de uma experiência humana com o mundo, uma experiência amorosa e forjadora do caráter do professor em questão, uma experiência que oferece aos estudantes a possibilidade de testemunharem um sujeito que, na sua relação com o mundo da disciplina pela qual se encarrega, faz a si mesmo. Nesse sentido, este artigo procurou sair da primeira percepção e, a partir do reconhecimento de que ela talvez não se afaste tanto do que outras linhas tecnicistas da pedagogia já propuseram, chegar ao relato de Mia Couto como um caso exemplar de uma docência pautada no amor, conforme concebido por Masschlein e Simons, e no caráter, tal qual o entende Jorge Larrosa. Nosso intuito com isso foi advogar por uma prática docente ciosa de si mesma e, assim, insubstituível.

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Biografia do Autor

  • Luiz Coppi, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

    graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP) com período de doutorado-sanduíche na Universidade do Minho, em Portugal. Atuou como professor temporário de Didática na FEUSP entre 2021 e 2022. É pesquisador associado ao GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) vinculado também à FEUSP, e atua como professor de Redação para alunos do Ensino Médio e em Curso Pré-Vestibular.

  • Gabriela De Araujo Carvalho, USP

    Gabriela de Araujo Carvalho é graduada em Letras pela USP (com habilitação em Português e Linguística), mestra em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura pelo CELACC-USP. Atualmente, é professora de redação pré-vestibular e criadora de conteúdo educacional nas redes sociais com foco em produção textual argumentativa.

Publicado

26-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
DIGITAIS: NOTAS SOBRE O AMOR, O CARÁTER E A DOCÊNCIA. edur [Internet]. 26º de junho de 2025 [citado 8º de novembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48352

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