APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS Y COMPETENCIAS DEL SIGLO XXI: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48865Palabras clave:
: problem-based learning, criatividade, criticidade, colaboração, comunicaçãoResumen
Uma revisão sistemática de literatura foi conduzida na Base de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) restringindo-se ao período de dez anos, compreendido entre janeiro de 2012 e dezembro de 2021. Seu propósito foi caracterizar os estudos que, por meio da metodologia ativa Problem-Based Learning, identificaram e pesquisaram as dimensões e subdimensões das habilidades: Criatividade, Criticidade, Colaboração e Comunicação, tratadas neste artigo como habilidades do século XXI. Ao todo, foram encontrados quatro trabalhos que investigaram uma ou mais habilidades do século XXI. Os resultados apontaram a Colaboração como a mais abordada ao longo desse período, além de produzirem indicadores que justificassem as habilidades durante as etapas das pesquisas. Assim, por exemplo, a criatividade e criticidade florescem com problemas autênticos e multifacetados, a colaboração se desvela quando os alunos são incentivados a explorar soluções conjuntas e a comunicação se torna eficaz ao apresentarem soluções para problemas complexos.
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