APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS Y COMPETENCIAS DEL SIGLO XXI: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48865

Palabras clave:

: problem-based learning, criatividade, criticidade, colaboração, comunicação

Resumen

Uma revisão sistemática de literatura foi conduzida na Base de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) restringindo-se ao período de dez anos, compreendido entre janeiro de 2012 e dezembro de 2021. Seu propósito foi caracterizar os estudos que, por meio da metodologia ativa Problem-Based Learning, identificaram e pesquisaram as dimensões e subdimensões das habilidades: Criatividade, Criticidade, Colaboração e Comunicação, tratadas neste artigo como habilidades do século XXI. Ao todo, foram encontrados quatro trabalhos que investigaram uma ou mais habilidades do século XXI. Os resultados apontaram a Colaboração como a mais abordada ao longo desse período, além de produzirem indicadores que justificassem as habilidades durante as etapas das pesquisas. Assim, por exemplo, a criatividade e criticidade florescem com problemas autênticos e multifacetados, a colaboração se desvela quando os alunos são incentivados a explorar soluções conjuntas e a comunicação se torna eficaz ao apresentarem soluções para problemas complexos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Claudio Dias, Colégio Pedro II

    Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), com pesquisa em Metodologias de Aprendizagem Ativa na Educação de Jovens e Adultos. Possuo Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET/RJ, Mestrado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Licenciatura em Matemática pela Universidade do Grande Rio. Atualmente sou aluno de Ciências Sociais pela Universidade Estácio de Sá e professor, com dedicação exclusiva, do Campus Centro - Colégio Pedro II. Tenho experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias de Aprendizagem Ativa, Currículo, Diversidade, Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos. 

     

     

     

  • Daniel Guilherme Gomes Sasaki, CEFET-RJ

    Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1993, concluiu Mestrado (1996) e Doutorado (2000) em Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) na área de Teoria Quântica de Campos. Desde 2003 é professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), onde leciona para turmas de educação profissional técnica de nível médio. Também é professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência,Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET-RJ onde ministra disciplinas e orienta alunos de Mestrado e Doutorado na área de metodologias ativas e novas tecnologias aplicadas ao ensino. Foi professor efetivo do extinto Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (PPECM) do CEFET-RJ. Em 2016, fez especialização na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere na Finlândia em Educação Inovadora para o século XXI, como professor selecionado do edital Professores para o Futuro do CNPq. Suas linhas de pesquisas atuais são metodologias de engajamento interativo no ensino, desenvolvimento de atividades didáticas com o uso de smartphones e tablets e técnicas de vídeo análise no ensino de física. Possui experiência em gestão acadêmica na função de coordenador de física do curso de educação profissional de nível médio do CEFET-RJ, entre abril de 2011 e janeiro de 2014.

Publicado

2025-12-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS Y COMPETENCIAS DEL SIGLO XXI: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA. edur [Internet]. 2025 Dec. 18 [cited 2025 Dec. 24];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48865