APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E AS HABILIDADES DO SÉCULO XXI: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48865Palavras-chave:
: problem-based learning, criatividade, criticidade, colaboração, comunicaçãoResumo
Uma revisão sistemática de literatura foi conduzida na Base de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) restringindo-se ao período de dez anos, compreendido entre janeiro de 2012 e dezembro de 2021. Seu propósito foi caracterizar os estudos que, por meio da metodologia ativa Problem-Based Learning, identificaram e pesquisaram as dimensões e subdimensões das habilidades: Criatividade, Criticidade, Colaboração e Comunicação, tratadas neste artigo como habilidades do século XXI. Ao todo, foram encontrados quatro trabalhos que investigaram uma ou mais habilidades do século XXI. Os resultados apontaram a Colaboração como a mais abordada ao longo desse período, além de produzirem indicadores que justificassem as habilidades durante as etapas das pesquisas. Assim, por exemplo, a criatividade e criticidade florescem com problemas autênticos e multifacetados, a colaboração se desvela quando os alunos são incentivados a explorar soluções conjuntas e a comunicação se torna eficaz ao apresentarem soluções para problemas complexos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.













