ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.49296Palavras-chave:
educação especial, políticaspúblicas educacionais, abordagem do ciclo de políticas, atendimento educacional especializado, educação integralResumo
As propostas contemporâneas de políticas educacionais inclusivas e sustentáveis são fundamentais para a superação de desigualdades, assim como a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e a Educação Integral em tempo integral. As políticas públicas educacionais recomendam a oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes do público da Educação Especial em Sala de Recursos Multifuncionais no contraturno escolar, assim como, preveem o aumento da oferta de educação em tempo integral. Baseado no referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Políticas, o presente estudo visou analisar como o atendimento educacional especializadoé ofertado em escolas de tempo integral, dado que o estudante deve permanecer por sete horas-relógio, em média na unidade educacional. A coleta de dados envolveu documentos, questionários e observação sistemáticaem escolas de tempo integral com matrícula de estudantes público da educação especial. Os resultados sugerem que as políticas de Educação Integral e Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva tem similaridades e se coadunam, entretanto, há ainda sérios conflitos entre as duas políticas que precisam ser melhor equacionadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.