ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.49296

Palavras-chave:

educação especial, políticaspúblicas educacionais, abordagem do ciclo de políticas, atendimento educacional especializado, educação integral

Resumo

As propostas contemporâneas de políticas educacionais inclusivas e sustentáveis são fundamentais para a superação de desigualdades, assim como a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e a Educação Integral em tempo integral. As políticas públicas educacionais recomendam a oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes do público da Educação Especial em Sala de Recursos Multifuncionais no contraturno escolar, assim como, preveem o aumento da oferta de educação em tempo integral. Baseado no referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Políticas, o presente estudo visou analisar como o atendimento educacional especializadoé ofertado em escolas de tempo integral, dado que o estudante deve permanecer por sete horas-relógio, em média na unidade educacional. A coleta de dados envolveu documentos, questionários e observação sistemáticaem escolas de tempo integral com matrícula de estudantes público da educação especial. Os resultados sugerem que as políticas de Educação Integral e Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva tem similaridades e se coadunam, entretanto, há ainda sérios conflitos entre as duas políticas que precisam ser melhor equacionadas.

Biografia do Autor

  • Amanda Santana Gomes-Silva, UFSCar

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2011). Especialização em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação. Mestra e Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na UFSCar. Membra do Grupo de Pesquisa FOREESP (Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial). Atualmente é professora de AEE na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) na Prefeitura de São Paulo. Professora da Disciplina "Planejamento Educacional Individualizado e Práticas Educativas para o Aluno Autista" no curso de Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Experiências na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação integral, política educacional, ensino colaborativo, políticas públicas e inclusão.

  • Enicéia Gonçalves Mendes, UFSCar

    Doutorado em Psicologia pelo IP-USP (1995), Mestrado em Educação Especial na UFSCar, Graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduaçao em Educação Especial, coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Estágios no exterior (Estados Unidos, França, México e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008) e na Universidade de Salamanca na Espanha (2017-2018). Ex-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial- ABPEE (2013-2016). Presidente da comissão Organizadora do IV, V, VI, VII e VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE). Ex- Membro do Comitê Assessor do CNPq (2015-2016). Ex- Membro da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES (2005-2006). Atua em comissões de avaliação da FAPERJ, de Assessoria do INEP e consultoria Ad Hoc às agências: CNPq, CAPES, FAPESP. Bolsista Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq. Citações: h-index 4 na Base Scopus; Índice h=32 e Índice i10=83 na Base Google Scholar.

Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL. edur [Internet]. 10º de fevereiro de 2025 [citado 21º de abril de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/49296

Artigos Semelhantes

1-10 de 1348

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.