SERVICIO EDUCATIVO ESPECIALIZADO EN ESCUELAS DE TIEMPO INTEGRAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.49296

Palabras clave:

educación especial, políticas públicas educativas, enfoque del ciclo de políticas, servicio educativo especializado, educación integral

Resumen

Las propuestas contemporáneas de políticas educativas inclusivas y sostenibles son fundamentales para superar lasdesigualdades, al igual que la Educación Especial desde la perspectiva de la educación inclusiva y la Educación Integral de tiempo completo. Las políticas educativas públicas recomiendan la prestación de Servicio EducativoEspecializado(SEE) a los estudiantes de Educación Especial en el Aula de Recursos Multifuncional durante el horario escolar, así como prever un aumento en la oferta de educación a tiempo completo. Con base en el marco teórico-metodológico del Enfoque de Ciclo de Política, el presente estudio tuvo como objetivo analizar cómo se ofrece servicio educativoespecializadoen las escuelas de tiempo integra, dado que el estudiante debe permanecer siete horas reloj, en promedio, en la unidad educativa. La recolección de datos involucró documentos, cuestionarios y observación sistemática en escuelas de tiempo completo con matrícula de estudiantes públicos de educación especial. Los resultados sugieren que las políticas de Educación Integral y Educación Especial desde la perspectiva de la educación inclusiva tienen similitudes y son consistentes, sin embargo, aún existen serios conflictos entre ambas as políticas que necesitan ser mejor balanceados.

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Biografía del autor/a

  • Amanda Santana Gomes-Silva, UFSCar

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2011). Especialização em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação. Mestra e Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na UFSCar. Membra do Grupo de Pesquisa FOREESP (Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial). Atualmente é professora de AEE na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) na Prefeitura de São Paulo. Professora da Disciplina "Planejamento Educacional Individualizado e Práticas Educativas para o Aluno Autista" no curso de Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Experiências na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação integral, política educacional, ensino colaborativo, políticas públicas e inclusão.

  • Enicéia Gonçalves Mendes, UFSCar

    Doutorado em Psicologia pelo IP-USP (1995), Mestrado em Educação Especial na UFSCar, Graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduaçao em Educação Especial, coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Estágios no exterior (Estados Unidos, França, México e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008) e na Universidade de Salamanca na Espanha (2017-2018). Ex-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial- ABPEE (2013-2016). Presidente da comissão Organizadora do IV, V, VI, VII e VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE). Ex- Membro do Comitê Assessor do CNPq (2015-2016). Ex- Membro da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES (2005-2006). Atua em comissões de avaliação da FAPERJ, de Assessoria do INEP e consultoria Ad Hoc às agências: CNPq, CAPES, FAPESP. Bolsista Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq. Citações: h-index 4 na Base Scopus; Índice h=32 e Índice i10=83 na Base Google Scholar.

Publicado

2025-02-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
SERVICIO EDUCATIVO ESPECIALIZADO EN ESCUELAS DE TIEMPO INTEGRAL. edur [Internet]. 2025 Feb. 10 [cited 2025 Dec. 24];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/49296