AVALIAÇÃO FORMATIVA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
CARACTERIZAÇÃO E RELAÇÕES EM PROCESSO COLABORATIVO E COOPERATIVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Avaliação formativa, Aprendizagem basead em problemasResumo
Esta resenha refere-se a reflexões feitas a partir de análise do artigo Avaliação formativa nos grupos tutoriais: uma análise com base na idoneidade didática emocional, além do diálogo estabelecido com os seus autores. O objetivo é o de contribuir para a ampliação do entendimento teórico-prático da avaliação formativa e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Tem-se como pano de fundo a posição de busca pela superação do tratamento meramente instrumental e pretensamente neutro do processo de ensino e aprendizagem, tal como defendido pelo campo de conhecimento da Didática Crítica. Assim, discutem-se: a caracterização histórico-conceitual e ideológico-contextual da avaliação formativa e da ABP, evidenciando-se a relação entre esses “recursos didáticos”; e cuidados próprios de uma pesquisa científica sobre eles. Nessa discussão, está presente a defesa de práticas escolares de avaliação formativa e de ABP que favoreçam a materialização de processos de ensino e aprendizagem colaborativos e cooperativos. Isso, na direção de um projeto de educação e de sociedade comprometido com o desenvolvimento humano e a transformação social, tendo-se em vista uma formação social democrática, justa e ética. Ao final, chama-se a atenção para o desafio de o campo da Didática contribuir para que professoras(es) dominem os temas tratados de forma profunda e coerente com o mencionado projeto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.